Projeto incubado no SoftexRecife criou jogo que estimula a doação de sangue, em todas as idades por meio de um jogo que apresenta informações sobre o assunto
O Cakeroll Game Lab lançou o jogo Blood em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Lócus de Inovação de Garanhuns. O game tem o objetivo de conscientizar adultos e crianças sobre a importância da doação de sangue.
Com DNA pernambucano, o jogo foca em informações sobre os hemocentros, os locais de doação de sangue, além de instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades.
O SoftexRecife, associação que incuba o laboratório, também faz parte do Lócus de Inovação de Garanhuns, que é outro parceiro do Blood Help. O Softex é o principal apoiador do projeto Cakeroll Game Lab, que é um braço social do centro de inovação. O principal objetivo do Cakeroll é o de levar reflexões e conscientização referente a várias temáticas para a sociedade através de games e promoções de eventos na sua área de atuação.
Segundo o coordenador da Cakeroll Game Lab, Ivaldir Junior, além do apoio do SoftexRecife, a presença do IMIP foi fundamental para a criação do jogo. O IMIP deu todo apoio técnico necessário para a concepção do jogo Blood Help, comenta Ivaldir.
No game, os jogadores têm a oportunidade de se transformarem em doadores de sangue. Para isso, é preciso saber e conhecer os tipos de sangue para conseguir doar sem prejudicar os pacientes que precisam urgentemente da doação. A ideia é que o jogador possa aprender sobre o fluxo de doação de sangue, bem como os tipos de sangue e suas compatibilidades.
À medida que o usuário vai avançando e salvando vidas com suas doações, ele também vai ganhando moedas fictícias e essas moedas possibilitam que o jogador possa reconstruir a sala de doação de sangue que está abandonada.
A ideia do game é trazer principalmente ao público infanto-juvenil uma experiência casual e divertida juntamente a elementos educativos sobre a doação de sangue.
Segundo Ivaldir, “o foco foi criar um jogo lúdico, apresentando desde o processo de doação de sangue através de quadrinhos. Além disso, quando o jogador passa de fase, ele ganha algumas moedas fictícias, e com essas moedas que ele pode reconstruir a sala de hemocentro”.
O jogo tem também um quiz que auxilia o jogador sobre algumas curiosidades inerentes a doação de sangue, como informações para quem tem interesse em doar.
“Tem um mapa com os principais hemocentros, o objetivo é atingir o máximo possível de pessoas, não se limitando apenas ao público infanto-juvenil”, disse o coordenador do Cakeroll.
O Blood Help está disponível para download no Google Play. Qualquer pessoa pode de forma prática, baixar o jogo, basta clicar no (Link: https://play.google.com/