Num cenário de intensa busca por conectividade, a TIM apresenta o seu plano de ampliação de infraestrutura de rede em Pernambuco, que tem foco na cobertura 4G de todos os municípios do Estado até o fim deste ano. Para atingir o objetivo, serão implantados e ampliados 183 sites (antenas) em 67 localidades do Estado, resultando em 23 novos municípios cobertos pela tecnologia. Com o incremento, a operadora cresce em 23% a sua abrangência, no comparativo com o ano passado, e alcança a cobertura em 100% das cidades pernambucanas.
Os dados foram apresentados em reunião realizada nesta quarta-feira (14) entre o CEO da TIM, Pietro Labriola, e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. “Pernambuco é um estado estratégico para a operadora, e nossa missão é levar até o fim deste ano a tecnologia 4G para todas as cidades do Estado. No Brasil, a retomada da economia passa também pela digitalização. Então a TIM quer mostrar toda essa potencialidade do Estado de Pernambuco. Ao disponibilizarmos para os moradores do interior maior velocidade de transmissão de dados, estamos elevando a qualidade de vida e promovendo a inclusão digital, inclusive ajudando quem precisa da internet móvel para trabalhar e estudar, especialmente neste cenário de pandemia, em que a conectividade se tornou ainda mais essencial”, anunciou o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.
No encontro, a operadora destacou a campanha Quero 4G da TIM na Minha Cidade, que percorreu 33 cidades pernambucanas para ouvir da população os locais prioritários para ativação da rede 4G. A ação faz parte da meta da companhia de cobrir a totalidade das cidades até o fim deste ano. A campanha tem um braço digital, com a criação de site com enquete, postagens no Instagram e Facebook, e ações presenciais com carros de som e caminhão-vitrine da TIM. A proposta é dar autonomia e voz aos moradores, para que possam definir onde querem a rede em funcionamento, prioritariamente, de acordo com as características de cada local.
A TIM foi a primeira empresa a firmar o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Anatel e o investimento vai permitir aumentar ainda mais a presença da operadora no Nordeste e universalizar a rede de quarta geração em Pernambuco. Serão mais 145 mil pernambucanos impactados diretamente com a universalização do 4G da TIM até o fim deste ano.
Com foco na solução de problemas relacionados à estrutura das torres tradicionais de telecomunicações, a TIM destacou a importância do biosite – equipamento criado e patenteado pela companhia, que resolve questões como impacto visual, custo e agilidade de instalação de antenas. Trata-se de uma torre metálica, com aparência de um poste de iluminação pública, que comporta em seu interior todos os componentes de um site, com a vantagem de ser sustentável, moderno e capaz de melhorar a cobertura em locais onde seria inviável instalar uma grande estrutura.
Além da transmissão de sinal, o biosite pode agregar múltiplas funções, porque permite a instalação de câmeras de segurança e pontos de iluminação pública. A solução da TIM já pode ser vista em 307 municípios brasileiros. Em Pernambuco, são 36 biosites, sendo 20 distribuídos nas cidades de Recife e Olinda. Na capital, é possível visualizá-los no Parque Dona Lindu, na Pracinha da Igreja de Boa Viagem e no Shopping Recife, por exemplo.
O presidente da operadora ressaltou ainda a recente parceria da TIM com a Kroton, vertical B2C de ensino superior da Cogna Educação, que vai permitir que mais pessoas possam se capacitar para entrar no mundo do trabalho via celular. A TIM apresenta as iniciativas que permitirão ampliar o acesso à educação por meio da sua tecnologia, alcançando uma base de mais de 50 milhões de pessoas.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, comemorou a universalização da rede 4G da TIM no Estado. “Esta é uma boa notícia, porque sabemos das dificuldades de infraestrutura da rede e a conectividade é fundamental para nossa economia, porque gera mais oportunidades para as pessoas e aquece o mercado de trabalho, além de impactar diretamente em outros setores, como nas áreas de educação com as aulas remotas”, afirmou o gestor.
Participaram ainda da reunião o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, Mario Girasole, o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, o diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil, Leandro Guerra, o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Fábio Reis, e o executivo de Relações Institucionais da TIM Nordeste, Felipe Leão. Do governo, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.
4G TIM no campo
A expansão do 4G no campo também foi pauta do encontro. Com grandes produtores rurais, principalmente no Vale do São Francisco, a demanda pelo uso de Internet das Coisas (IoT) no agronegócio tem crescido em Pernambuco e a TIM está atenta a este movimento. A empresa integra a ConectarAGRO (associação civil sem fins lucrativos que tem por objetivo levar conectividade acessível aos produtores de todo país), desde a sua fundação, em 2019, e tem investido forte na tecnologia de quarta geração no campo – desenvolveu um ecossistema de negócio fim-a-fim para promover a conectividade, cobrindo mais de 7 milhões de hectares. A previsão da TIM é chegar ao total de 13 milhões de hectares até o fim deste ano. São 218 cidades ou 50 mil propriedades, com mais de 575 mil pessoas conectadas, principalmente na faixa de frequência de 700MHz, com redes abertas e acessíveis, usando a mesma rede 4G disponível nas cidades.
Ultrabanda
Outro destaque apresentado foi a atuação da TIM Live, ultrabanda larga fixa da operadora, que iniciou operação em Pernambuco em setembro de 2019 e já está presente em quatro municípios (Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão do Guararapes), disponibilizando internet rápida e de qualidade para 1.496.000 habitantes dessas localidades.
A tecnologia utilizada é a Fiber to the Home (FTTH), que leva a própria fibra óptica, com seu feixe de luz, para dentro das residências, com melhor qualidade e menos interferência. Em Pernambuco, são cerca de 27 mil quilômetros de fibra óptica construída, que permitem acesso de 375 mil residências aos serviços da TIM Live. Entre os benefícios da ultrabanda da TIM estão o acesso a plataformas de streaming, canais online de esportes, notícias e filmes + plataforma de games e audiobooks. Tudo isso com o maior download, upload e a menor latência disponível no mercado, atestados pelos prêmios CanalTech e Melhores Serviços do Estadão.
TIM em Pernambuco
A TIM detém, atualmente, cerca de 27% de participação de mercado em Pernambuco, com a liderança no DDD 87. Esse percentual corresponde a mais de 2,5 milhões de clientes no Estado. Dos 185 municípios pernambucanos, 162 já contam com a cobertura 4G da TIM e 102 com o 4,5G. Vale destacar que a companhia é líder de abrangência nas duas tecnologias no Estado.
A TIM vem também ativando em Pernambuco, a rede 4G nas frequências de 700MHz e 850MHz, que oferecem uma experiência melhor ao usuário, principalmente em ambientes indoor, por ter maior alcance e poder de penetração. Outro dado relevante, é que 161 cidades 4G já contam com o serviço de VoLTE, que oferece alta qualidade nas chamadas de voz, menor tempo para completar chamadas e redução do consumo de bateria do celular, entre outras vantagens.