Projeto que busca conectar pessoas com a natureza em áreas de conservação está marcado para o dia 18 de julho

No dia 18 de julho ocorre o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, que tem um propósito legítimo: despertar a consciência ambiental dos brasileiros. O Um Dia No Parque (UDNP) é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que promove anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.

Marcado para ocorrer na mesma data em que é comemorada a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o evento de 2021 será em formato on-line, diferente das últimas edições que aconteciam dentro das Unidades de Conservação, antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.  A programação, que estará disponível no site umdianoparque.org.br, inclui sessões de bate-papo, atrações musicais e ações que promovem o vínculo entre a sociedade e as Unidades de Conservação, mesmo que de forma virtual. Em 2020, o UDNP contou com a participação de artistas como Evandro Mesquita, Sérgio Britto (Titãs), João Suplicy e Raíssa Fayet. Também incluiu a projeção de imagens da fauna e flora brasileira na estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do país.

“O projeto busca aproximar pessoas desses espaços de conservação que, muitas vezes, estão próximos de casa. A proposta é gerar valorização e a compreensão do quanto é importante conservar o patrimônio natural”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil. 

As Unidades de Conservação são áreas de proteção instituídas pelo poder público  com o objetivo básico de preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e atividades de turismo ecológico.

Interação com o público e histórias inspiradoras 

Neste ano, o objetivo do Um Dia no Parque é privilegiar histórias de vínculo com as Unidades de Conservação, incentivando o compartilhamento de depoimentos em vídeos, textos ou áudios que contem experiências de pessoas que se apaixonaram por uma determinada área ou uma história marcante que vivenciaram no parque, incluindo quem cuida diretamente destes espaços e quem esteve à frente da organização de atividades em outras edições do UNDP. As declarações serão replicadas nas redes sociais do projeto, das próprias Unidades de Conservação e no site do UDNP. O público também poderá enviar depoimentos via e-mail ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque que será utilizada para identificar as manifestações on-line.

Outra forma de participação é interagindo diretamente com o parque escolhido por meio dos eventos on-line. Cada Unidade de Conservação ou grupo vai determinar o formato. A Associação Tocantinense dos Biólogos, por exemplo, vai realizar uma roda de conversa com o tema “Vivências em Unidades de Conservação do Tocantins”. Já a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió vai oferecer uma aula on-line de alongamento.

Algumas UCs também vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança que serão divulgadas ao longo dos 30 dias que antecedem o evento, no site oficial da campanha, que é inspirada no National Parks Week, um evento nacional que reúne milhões de visitantes que frequentam as áreas protegidas nos Estados Unidos e estabelecem uma relação com a natureza e a história do país.

Edições anteriores

Em 2020, mais de 150 unidades em todo o país participaram do UDNP que comemorou 20 anos do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) e, desta vez, a previsão é que a mobilização e a participação de mais parques seja ainda maior. Além de reunir personalidades da música, arte e cultura em geral, no ano passado a programação contou com parceiros especiais como o Proteja Talks, que reuniu especialistas em áreas protegidas no Brasil com o apoio de 14 organizações da sociedade civil.

Na primeira edição, em 2018, 65 Unidades de Conservação participaram da ação e, no ano seguinte, o número quase quadruplicou, com 234 UCs de todos os biomas e mais de 10 mil fotos postadas nas redes sociais. A ação já reuniu, desde sua primeira edição, mais de 80 mil pessoas entre os Parques do país, sendo reconhecida como a maior ação de mobilização e engajamento pelas Unidades de Conservação do Brasil. 

Para Angela Kuczach, a proposta a longo prazo “é criar uma cultura de valorização das áreas protegidas para que cada vez mais as pessoas entendam a importância dessas unidades e se sintam parte desses locais”.

Inscreva sua Unidade de Conservação para participar do UDNP

Gestores de Unidades de Conservação e parceiros que queiram oferecer atividades presenciais ou on-line no Um Dia No Parque, ou enviar depoimentos, devem realizar uma inscrição gratuita pelo email [email protected].

Sobre a Rede Pró-UC 

A Rede Pró-Unidades de Conservação é uma organização não governamental advocacy que busca ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais. A Rede foi fundada em 1998 e atua em todo o território nacional fortalecendo Unidades de Conservação da Natureza juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa das UCs no Brasil.

Serviço:Um Dia No Parque
18 de julho de 2021
Sitehttps://umdianoparque.org.br
Instagram: @umdianoparqueoficial
Facebook: @unidoscuidamos 
Email[email protected]