O Festival Viva Pernambuco, idealizado pelo cantor e compositor André Rio no ano 2000 com intuito de fortalecer a cultura brasileira e, sobretudo, a pernambucana, recebe uma versão online, disponível no canal do Youtube do artista.
Realizada todos os anos com turnês dentro e fora do País, o festival completou 20 anos, em meio a pandemia. Sua 20ª edição, foi disponibilizada nesta quarta-feira (30), com música, aula espetáculo e uma roda de conversa com grandes nomes da música.
Nesta 20ª edição, o festival traz o Frevo, através da participação do Coral Edgar Moraes, Raizes Nordestinas com Quinteto Violado, Samba com Carla Rio, Instrumental com o Guitarrista Luciano Magno, Forró, com a Banda Cangaceiros do Cerrado e Música Popular Brasileira, interpretada por André Rio.
A aula espetáculo, ministrada por André Rio, aborda os principais ritmos, versando e contando causos sobre os ritmos mais importantes da cultura musical Pernambucana. A formação será uma grande viagem de aprendizado dos nossos ricos e tradicionais gêneros musicais, do Baião de Gonzaga e seus seguidores ao Frevo, de Capiba e das grandes Orquestras de Pernambuco, como também, passando pelos grandes Mestres da Cultura Popular.
Também foi realizada uma Roda de Conversa com o tema: Os rumos da nossa cultura musical em tempos de pandemia, com Carla Rio, Valéria Moraes, Luciano Magno e o Maestro Fábio Valois.
O festival realizou uma ação social arrecadando doação em prol do grupo cultural Guerreiros do Passo, que é uma Instituição sem fins lucrativos e, desenvolve a 15 anos ações voltadas para a preservação, memória e difusão da dança do Frevo, Patrimônio Imaterial do Brasil e da Humanidade.
O festival foi desenvolvido através da Lei Aldir Blanc, 2020.
Ficha técnica:
-André Rio – Direção Musical e Curadoria
-Margareth Alvarez – Produção executiva e artística
-Elisangela Nascimento – Produção executiva
-Angélica Souza – Assessoria de imprensa e fotografia
-Monteiro Oliveira – Técnico de áudio
-Miguel Neto – Técnico de edição e finalização de áudio visual
-Martiniano Almeida – Iluminador e Cinegrafista
-Edson Júnior – Cinegrafista
-Leonardo Guedes – Auxiliar técnico
-Márcio Gomes – Assistente de produção
-Emanuel Santos – Tradutor de Libras
-A Carneiro Home – Cenário
Apresentações artísticas:
-André Rio
-Luciano Magno
-Coral Edgard Moraes
-Quinteto Violado
-Cangaceiros do Cerrado
-Carla Rio
Aula espetáculo:
Ministrante – André Rio
Roda de conversa:
Mediador: André Rio
Convidados: Carla Rio, Luciano Magno, Valéria Moraes, Fábio Valois.