Por conta da pandemia da Covid-19, as festas juninas, que estão entre as mais representativas da cultura nordestina, mais uma vez foram canceladas. Mas o clima junino não deixará de tomar conta do Shopping Tacaruna. A exposição “Ser Tão São João”, em homenagem ao período junino, estará em cartaz no mall, de 08 a 28 de junho, no corredor do segundo pavimento do mall, próximo à Praça de Eventos. 

No local, o público poderá conferir uma linda cenografia, ilustrada por xilogravuras e curiosidades sobre os festejos juninos em formato de cordel. “O objetivo é a valorização da cultura nordestina que preza pelas tradições juninas através da apresentação de temas típicos na linguagem de cordel”, ressalta a gerente de marketing do Tacaruna, Yolanda Celeste. 

O cenário inspirado nas xilogravuras traz várias referências de símbolos e raízes presentes nas festas juninas: a igrejinha, que remete ao sagrado e aos três santos celebrados (Santo Antônio, São João e São Pedro); os noivinhos, que lembram as quadrilhas e as simpatias ao santo casamenteiro; a fogueira, que protege contra os maus espíritos e reverencia os santos em seus dias; e o sertanejo em sua paisagem que faz honras à nossas origens, à natureza e sua poesia. Do chão rachado ao céu estrelado, tudo lembra as músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. 

A exposição conta com textos escritos pela cordelista e contadora de histórias Mariane Bigio. O cordel é um gênero literário originário do Nordeste e Norte do país, mas que hoje é oficialmente patrimônio cultural imaterial brasileiro. O cenário foi idealizado pela produtora cultural e jornalista Cláudia Bettini e concebido pela LocDecore, empresa especialista em cenografia de eventos. A mostra, gratuita, funciona durante o horário de funcionamento do Tacaruna.

Serviço:

Exposição “Ser Tão São João”, em cartaz no Shopping Tacaruna 

De 08 a 28 de junho, durante o horário de funcionamento do mall

Acesso gratuito