Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre Jurandex, Romero Ferro, Agda e diversos outros artistas se apresentam no festival. Oficinas técnicas gratuitas e a Mostra Play The Movie também fazem parte da programação
Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov começa esta semana em Belo Jardim. O festival ocorre desta quarta-feira (17) à sábado (20), em diversos locais da cidade e com uma grande programação musical no Parque do Bambu. Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre, Romero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações do evento que em sua quarta edição no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows, oficinas e Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.
OS ARTISTAS
Ícone incontestável da história da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá é sem dúvida uma das grandes atrações do No Ar Belo Jardim 2018. Seu nome, atrelado a ilha onde nasceu e vive há cinco décadas é sinônimo de perseverança e resistência, prerrogativas que deram à artista, ressonância internacional, indo além dos circuitos folclóricos, regional ou de cultura popular. Referência para o manguebeat, aos 72 anos, Lia e sua ciranda é inspiração para muitos e uma lenda viva de Pernambuco.
Formado pelos irmãos mexicanos Sebastián (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), o quinteto Francisco El Hombre encontra na estrada e na vida cotidiana, suas grandes inspirações. Com letras em português e em espanhol, a banda se tornou uma peça fundamental na conexão latino-americana. O primeiro disco cheio da carreira, SOLTASBRUXA (2016), foi a peça que faltava para pavimentar o terreno de uma trajetória de sucesso, com centenas de apresentações internacionais, incluindo países como Cuba e México.
Apesar de ser considerado um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Nascido em Garanhuns (PE), Romero estreou no cenário musical com o EP Sangue e Som. Em 2013, lançou cinco videoclipes no youtube e esses já somam mais de 1 Milhão de visualizações. Seu primeiro disco, o elogiado “Arsênico”, de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. “Pra Te Conquistar”, seu novo single produzido por Leo D e Patrick Torquato vem embalado em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos.
De Caruaru, a banda Rasga Mortalha é uma das escolhidas deste ano na Seletiva No Ar Belo Jardim. Em seu nascimento, eram como um trio de cordas e batuques: violão, viola caipira, cavaquinho, e pandeiro. Passaram por uma eletrificação com a adição do contrabaixista Igor Santos e, nessa terceira fase, com a entrada de Cássio Torres, a sanfona e o violão foram integrados às performances, trazendo uma espécie de regionalismo futurista, ao mesclar música psicodélica e uma MPB mais urbana.
Jurandex iniciou seus trabalhos em 2014, mas só em 2015 o artista de Belo Jardim (PE) conseguiu lançar sua primeira música. Seu álbum: Lado Negro, aborda questões sociais e utiliza como mote a conotação negativa que existe em torno da palavra “Negro” (“peste negra”, “magia negra”, “a coisa tá preta”) parafraseando o título do documentário “Preto Pobre Poeta e Periférico”, que narra a vida e a obra do poeta recifense Miró da Muribeca.
De Santa Cruz do Capibaribe, Agda é a voz feminina que representa o vigor sonoro do interior de pernambuco. Cantora versátil de afinação notável e com sotaque marcado, suas canções se apresentam no entrelaço de sons que variam da sanfona de oito baixos, ao cavaquinho, da flauta transversal e percussão ao contrabaixo e violas de seis e doze cordas. A música de Agda evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, à exemplo do maracatu, ciranda e do coco.
Poetisa e professora de literatura brasileira, foi ao ver os shows do Cordel do Fogo Encantado que Luna Vitrolira se interessou pelo mundo dos versos. Hoje, com uma sólida carreira como declamadora, Luna que vem rompendo as barreiras entre poesia e performance dando vida a páginas do seu livro “Aquenda – O amor às vezes é isso” será a apresentadora do No Ar Belo Jardim.
Com realização da Coda Produções Artísticas a quarta edição do festival em Belo Jardim conta com patrocínio da Baterias Moura e Ballantines e apoio do Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe, Player oficial Spotify.
OFICINAS
Nos dias que antecedem os shows no Parque do Bambu, o Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim realiza uma série de atividades que incluem oficinas técnicas e a quarta edição da Mostra Play The Movie na cidade. As oficinas e a mostra ocorrem no Cine Teatro Cultura e no auditório do IFPE, entre os dias 17 e 20 de outubro.
As atividades começam na quarta-feira (17), às 14h, com a oficina “Cidadania LGBT em discussão” que será ministrada por Maria Clara Araújo, na Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio. Símbolo do direito trans, Maria é graduanda em pedagogia pela UFPE. Ganhou projeção internacional após a publicação de seu “Manifesto Pela Igualdade: Sobre Ser Travesti e Ter Sido Aprovada Em Uma Universidade Federal.”
Na quinta-feira (18), às 14h, o público terá a oportunidade de participar da Oficina de Fotografia, com Pri Buhr que é jornalista e desde 2005 trabalha como fotografia. Com diversas pesquisas e projetos relacionados à narrativas visuais, foi ganhadora do Prêmio Brasil de Fotografia 2013, na categoria Revelação. Também integra o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAMAM.
No mesmo horário, no IFPE, o Festival realiza uma oficina de imersão com o ESTESIA, grupo que surgiu com a proposta de repensar o jeito de se fazer shows de música, utilizando a arte e a tecnologia para transformar o papel dos artistas no palco e da plateia. Durante as apresentações do grupo, o público é convidado a interagir ativamente do show que é mais do que som e luz. O workshop também ocorre na sexta-feira (19), às 14h.
Às 15h, na sexta-feira, a cidade dos músicos também irá receber a sua primeira Oficina de Vogue, estilo de dança de resistência e empoderamento que ganhou popularidade na década de 90, com as caras e bocas e movimentos dos braços em volta do rosto, no clipe “Vogue” de Madonna. A oficina será ministrada pelo pernambucano Amethyst, que é pesquisador de Voguing e cultura Ballroom. A aula terá duração de duas horas, sendo inicialmente teórica, contextualizando a história e a resistência do voguing, seguida pela aplicação de movimentos básicos das categorias Old way e Femme, que serão demonstradas e vivenciadas no corpo, visando o estímulo da consciência corporal e as bases organizacionais. O workshop ocorre no Chaminé Recepções.
MOSTRA PLAY THE MOVIE
Com patrocínio do Ministério da Cultura e a Baterias Moura, a Mostra Play The Movie chega a Belo Jardim pelo quarto ano consecutivo apresentando filmes que dialogam com música. Além de exibição de diversos filmes, a Mostra deste ano, acontece a partir desta quarta-feira (17) e apresenta uma Seleção de Clipes e um Cine Concerto com o cantor Rafa Emery no Cine Teatro Cultura. Organizada pela Coda Produções Artísticas e Cattleya Produções Audiovisuais, a Play The Movie traz para o público diversos lançamentos, curtas e longas metragens. As sessões trazem os filmes “Paraíso Perdido” (2018) de Monique Gardenberg, “Quase Samba” (2015) de Ricardo Targino e “Reginaldo Rossi – Meu Grande Amor” (2017) de José Eduardo Mignoli.
PROGRAMAÇÃO
OFICINAS
Quarta – 17/10
Escola Antenor Vieira, Bairro de Santo Antônio
14:00 – Oficina “Cidadania LGBT em discussão” com Maria Clara Araújo
Quinta – 18/10
Cine Teatro Cultura
14:00 – Oficina de Fotografia com Pri Buhr
IFPE
14:00 – Imersão com Estesia (PE)
Sexta – 19/10
Chaminé Recepções
15h – Oficina de Vogue com Amethyst
IFPE
14:00 – Imersão com Estesia (PE)
Chaminé Recepções
15:00 – Oficina de Vogue
MOSTRA PLAY THE MOVIE
QUARTA – 17/Out
19h30 – SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 – “PARAÍSO PERDIDO” (2018)
Dir: Monique Gardenberg
Elenco: Erasmo Carlos, Lee Taylor, Jaloo e outros
Distribuição: Vitrine Filmes
QUINTA – 18/Out
19h30 – SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 – “QUASE SAMBA” (2015)
Dir: Ricardo Targino
Elenco: Mariene de Castro, João Baldasserini, Otto e outros
Distribuição: Taturana Filmes
SEXTA – 19/Out
19h30 – SELEÇÃO DE CLIPES
19h45 – “REGINALDO ROSSI – MEU GRANDE AMOR” (2017)
Dir: José Eduardo Mignoli
Elenco: Reginaldo Rossi, Xico Sá, Gabi Amarantos e outros
Produção: RTV
21h20 – CINE-CONCERTO COM RAFA EMERY (PE)
SHOWS
SÁBADO – 20/Out
Parque do Bambu
A partir das 15h
Som Na Rural
Agda (Santa Cruz do Capibaribe)
Rasga Mortalha (Caruaru)
Mostra Vogue
DJ Milena Cinismo
Luna Vitrolira
Palco
Francisco, El Hombre (SP)
Lia de Itamaracá (PE)
Jurandex e convidados (Belo Jardim)
Romero Ferro (Garanhuns)
SERVIÇO
Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim
De quarta-feira (17) a sábado (20)
No Parque do Bambu – Belo Jardim
Acesso Gratuito
Patrocínio: Baterias Moura, Ballantines
Apoio: Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe
Realização: Coda Produções Artísticas