Capacitação ocorre no dia 15 de maio e foca na especialização dos métodos MAPA, MRPA e AOP

No dia 15 deste mês, acontece no Recife, o 33º Curso Hands-On. Com aulas ministradas pelo cardiologista e presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Audes Feitosa, o curso abordará os métodos de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) e Análise da Onda de Pulso (AOP).

O MAPA é o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante as 24 horas. Já o MRPA é destinado a fazer os registros fora do ambiente do consultório, durante vários dias. Ambos devem fazer parte do fluxograma para o diagnóstico e o seguimento adequado do paciente hipertenso. Vale frisar que há quatro categorias possíveis de comportamento da pressão arterial: normotensão, hipertensão arterial sustentada, do avental branco e mascarada.

O curso é dividido em dois módulos, que passam por uma introdução ao tema central, tipos específicos de pressão arterial, velocidade de onda de pulso (VOP) e Al@75 (Augmentation Indez@75). Os participantes ainda receberão o livro MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial/MRPA-MAPA 5d – Monitorização Residencial da Pressão Arterial – 6ª edição. Até o ano de 2020, 141 cardiologistas passaram pela formação.

À frente das aulas, o médico Audes Feitosa também coordena o Instituto UNICAP de Pesquisa Clínica e é Preceptor do Serviço Hipertensão, MAPA e MRPA do PROCAPE/UPE. Foi Presidente e Diretor Científico da Sociedade Pernambucana de Cardiologia (SBC/PE) e Diretor de Departamentos Especializados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Como autor, publicou diversos artigos científicos, destacando a participação nas últimas diretrizes de Hipertensão Arterial e MAPA/MRPA.

Serviço:

33º Curso Hands-On com o cardiologista Audes Feitosa

Quando – Dia 15 de maio

Onde: Torre 3 do RioMar Trade Center, sala 1707 – Pina.

Inscrições: (81) 9 9992.8337