Na manhã desta quinta-feira, 06 de maio, em celebração à semana do Dia das Mães, Girleide Apolinário recebeu um presente singular: sua filha, Alice Apolinário, 6 anos, tocou o Sino da Conquista em alusão ao fim das sessões de quimioterapia e radioterapia no tratamento contra a leucemia (câncer no sangue). A ação foi iniciativa do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), e ocorreu na sede da instituição, no bairro de Santo Amaro.
O pai, a avó e a irmã da criança também estavam presentes. “Alice é uma menina muito forte. Passou por um tratamento doloroso, difícil, e hoje bateu o sino para anunciar sua recuperação e agora caminha rumo à cura. Com certeza esse é o melhor presente que uma mãe poderia receber, especialmente em um tempo tão difícil”, afirmou a mãe de Alice.
No GAC-PE, o Sino da Conquista é tocado quando as crianças terminam a fase mais agressiva do tratamento e recebem alta médica. A partir deste momento, são acompanhadas apenas por consultas eletivas. “O sino significa um ciclo vencido e serve, inclusive, para incentivar outras crianças. É uma vitória festejada por todos: pacientes, familiares, equipe médica e voluntários”, ressaltou a gerente de Desenvolvimento Carolina Barbosa.
O GAC-PE tem o papel de humanizar o tratamento oncológico de crianças e jovens com câncer. Oferece assistência médica, odontológica, psicossocial, nutricional e pedagógica para pacientes e famílias provenientes de todo o estado.