Show será transmitido pelo canal do artista no YouTube, às 21h

O cantor e compositor recifense Publius apresentará uma live musical, nesta sexta-feira (19 de março), através do seu canal no YouTube (www.youtube.com/c/Publius_Dia_de_Sol), às 21 horas. No show, o artista vai interpretar as canções do seu segundo disco solo “Dia de Sol” com banda e convidados. O repertório ainda traz o single “Várzea”, que foi lançado no final de 2020, em homenagem ao bairro do Recife onde nasceu, e “Camará”, música inédita surpresa em homenagem a Guitinho da Xambá. 

A live propõe um mergulho e reinvenção nas tradições cancionistas pernambucanas, nordestinas e universais. Publius se apresenta ao lado de quatro convidados especiais (Rachel Bourbon, Martins, Juliano Holanda e Mozart Ramos) e conta com o talento de artistas como Hugo Linns e Christiano Lemgruber na formação da banda. 

O show foi gravado no dia 24 de fevereiro, na área externa do Fábrica Estúdios, no aprazível bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. “O cenário é rodeado de natureza preservada, que mantém um clima ameno durante o ano inteiro. A gravação começou por volta das 17h, pegando a mudança de luz do entardecer. O resultado traz um lindo visual bucólico tendo a música como protagonista da cena”, detalha Publius. 

A dupla Luara Olívia e João Vicente (equipe da Gira Conteúdo Criativo) assina as filmagens do show, a pós-produção do audiovisual e o streaming da live. A iluminação leva a assinatura de Natalie Revôredo. A direção artística (cenário do show e stylist do cantor e músicos da banda) é de Carol Silveira. O figurino é da grife olindense Período Fértil.

A live musical do artista é resultado de um projeto cultural aprovado pela Lei Aldir Blanc, medida instituída pelo governo federal prevê auxílio financeiro ao setor cultural, apoiando profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19.

Singles – No mês passado, Publius lançou o single “A Natureza tem um desejo pra mim”, uma parceria inédita com seu irmão, o letrista Pabulus Lentulus. A música é uma versão do poema de mesmo nome, publicado no livro “Poesias curtas para Curtir”, de autoria de Pabulus Lentulus. Já no último dia 05 de março, foi lançado o single “Compactuar”. Trata-se de uma honrosa parceria inédita com o compositor Zeh Rocha. A canção é um verdadeiro alento em meio ao caos. As duas novas músicas estão disponíveis em todas as plataformas digitais.

Perfil do artista

Atuando profissionalmente desde 1999, o recifense Publius é cantor, compositor, músico e produtor musical. O artista apresenta em seu trabalho musical influências sonoras dos anos 1970, comtons progressivos, do rock canção dos Beatles a psicodelia de Pink Floyd, passando pelo som original de Alceu Valença, Lula Côrtes e Zé Ramalho a melodia do Clube da Esquina. 

O artista está divulgando seu mais recente álbum “Dia de Sol”, lançado, em 2018, em todas as plataformas digitais. Com as colaborações de Marcelo Jeneci, Lula Queiroga, Hugo Linns, Juliano Holanda, entre outros, o disco tem onze canções autorais. Publius lançou, em 2020, os singles “Várzea”, homenageando o bairro do Recife onde nasceu, e “Aos Quatro Ventos”. No início de 2021, lançou “Passarim”. 

Trajetória

Publius começou a carreira musical fazendo parte dos grupos Azabumba e Rabecado, além de acompanhar diversos artistas como Geraldo Maia e Tonino Arcoverde nos idos de 2000. Em 2007, gravou o programa de TV Som Brasil, em homenagem a Djavan, com o cantor Geraldo Maia na Rede Globo. Foi premiado, em 2012, em primeiro lugar (melhor trilha sonora) no Janeiro de Grandes Espetáculos, realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), pela trilha do espetáculo “Travessia”, do Grupo Grial de Dança, obra realizada em parceria com Cláudio Rabeca.

Em 2009 e em 2015, gravou o Programa Sr. Brasil com Rolando Boldrin, acompanhando respectivamente Geraldo Maia, Rabecado e Tonino Arcoverde, exibido pela TV Cultura para todo o Brasil. Em 2015, Publius circulou em turnê pelo Estado de Pernambuco, com o patrocínio do Funcultura, divulgando seu primeiro álbum nas cidades de Garanhuns, Triunfo, Goiana, Recife e Olinda. Em 2018, o artista lançou de forma independente nas plataformas digitais seu segundo disco “Dia de Sol”. Publius realizou shows pelo Brasil com as Fadas Magrinhas e lançou em 2015, 2016 e 2018, videoclipes de músicas inéditas que fazem parte do repertório do disco “Dia de Sol”. 

Publius é especialista em Etnomusicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu trabalho de pesquisa sobre o samba de coco em Arcoverde (PE), sob a orientação dos Professores Drs. Carlos Sandroni, da UFPE e Daniel Sharp, da Universidade do Texas. Publius concluiu o Mestrado em Música pela UFPE, onde desenvolveu pesquisa sobre a música pernambucana contemporânea, sob a orientação do Prof. Dr. Bruno Nogueira.