Festival tem edição multilinguística direcionada para crianças, familiares, professores e alunos

O Pintando o 7 – Edição Digital – acontece de 11 a 22 de março de 2021, em uma edição totalmente virtual, com cinco webinars, que são seminários ou conferências, exibidos no YouTube da Fervo Projetos; cinco espetáculos virtuais e três lives com a participação de artistas, voltadas para escolas estaduais e municipais. Com o tema “Real e virtual, Brincar não tem igual”, o Pintando o 7 Digital acontece após o hiato de um ano, quando o mundo viu surgir a pandemia do novo coronavírus. O festival volta à cena com mais robustez e amplitude ao exibir programação integrativa e estimulante para crianças, familiares, professores e alunos, e ao incorporar a linguagem literária às artes cênicas na programação deste ano.  

Desde 2017, o Pintando o 7 apresentou quatro edições de um festival dedicado à infância, com atividades artísticas para todas as idades, proporcionando estímulo, criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico, lúdico e poético entre a criança e a família. Para a edição 2021, a gestora cultural e idealizadora do festival, Iris Macedo, convidou o ator e escritor Luciano Pontes, especializado em literatura infantil e juvenil, para a curadoria do projeto. Segundo Pontes, é tempo de reinventar as infâncias, e as virtualidades apontaram caminhos surpreendentes de interação e conexão entre as crianças, suas famílias e as a comunicação virtual durante o isolamento social causado pela Covid 19. Pensando nessas janelas virtuais, que não são eventuais, o Pintando o 7 Digital propõe pensar, apreciar e propagar experiências estéticas em múltiplas linguagens, ampliando o repertório individual e coletivo, bem como proporcionar ainda o acesso aos bens culturais de qualidade, que despertem formas de ver, ouvir e sentir o mundo virtualmente.

O Pintando o 7 é uma realização da Fervo Projetos Culturais, financiado através do incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, no âmbito federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Abaixo, confira a programação:

ESPETÁCULOS 

Abertura oficial do Pintando o 7 

DIA 11/03/21

HORÁRIO: 19H 

Brincanectados (Grupo Serelepe – BH)

DIA 12/03/21

HORÁRIO: 16H

O espetáculo “Brincanectados” reúne canções e jogos tradicionais do Brasil e de países latino-americanos. Essas brincadeiras foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincantes deste mundo afora. O grupo se dedicou, durante o período pandêmico, a criar alternativas estéticas, transpondo a linguagem cênica-musical do palco para o vídeo, valorizando os aspectos sonoros, os ambientes das próprias casas e os movimentos como inspiradores para a performance.

Duração do espetáculo: 30 min

Classificação etária: Livre   

Tempo de Flor (Grupo Pé de Vento – ARCOVERDE/PE)

DIA 13/03/21

HORÁRIO: 16H

Espetáculo de Lambe – Lambe composto por várias caixas e uma história, onde se estabelece vínculo direto com o espectador que comunga do mesmo segredo. São caminhos traçados, um encontro e um mergulho diante de algo bem guardado. Coisas que deixam os olhos curiosos, capazes de expandir o mundo de dentro, um segredo feito à mão, com cuidado, sonho e som. Tempo de Flor é um desejo de aproximação com a memória adormecida. É um compartilhamento de ideias, transcritas para a cena, relidas nas caixas. Flor está no imaginário, nessa busca incansável do interior.

Duração do espetáculo: 20 min

Classificação etária: Crianças acima de 4 anos   

O Cordel Animado (Mari e Milla Bigio – PE)

DIA 14/03/21

HORÁRIO: 16H

Especialmente para o Pintando o 7, O Cordel Animado, formado pelas irmãs Mari Bigio e Milla Bigio (PE), preparou um repertório onde os brinquedos e a brincadeira são protagonistas. O Cordelivro “O Baú de Surpresas”, de Mari Bigio, apresenta no enredo uma farra de brinquedos populares, que atravessam gerações. Adivinhas em Cordel, cantigas, e “mungangas”, além de outras histórias brincalhonas, mostram ao público que as palavras e os sons são matéria-prima do brincar.

Duração do espetáculo: 50 min

Classificação etária: Livre   

O Matuto (Rapha Santa Cruz – PE)

DIA 20/03/21

HORÁRIO: 16H

Um misto de palhaço e mágico, “O Matuto” parece uma figura saída de um cordel, que apresenta seu universo de encantamento através das surpresas que vão saindo da sua mala. Trilhas sonoras tipicamente nordestinas animam esse encontro, com sotaque “matuto”. A diversão é garantida para todas as idades.

Duração do espetáculo: 50 min

Classificação etária: Livre   

YOUKALI (Lívia & Fred – RJ)

DIA 21/03/21

HORÁRIO: 16H

Lívia & Fred, dupla conhecida por sua música de delicada sofisticação, apresenta, pela primeira vez, um espetáculo dedicado ao público infantil: uma fantástica viagem conduzida pela música clássica, relida em arranjos originais para guitarra e voz. Partindo das canções da tradição europeia de séculos passados, a dupla traz grandes obras do mundo musical para seu próprio mundo de sonoridades criativas e coloridas, entrelaçando-as à riquíssima tradição cancionista do Brasil. Sem barreiras entre o popular e o erudito, Lívia & Fred cantam histórias para um público aberto ao encantamento.

Duração do espetáculo: 40 min

Classificação etária: Livre   

OBS: TODOS OS ESPETÁCULOS SERÃO EXIBIDOS NO YOUTUBE DA FERVO PROJETOS.

PINTANDO O 7 NAS ESCOLAS

As escolas (estaduais e municipais) participam de uma convocatória até o dia 6 de março de 2021, com resultado divulgado no Instagram do Pintando o 7 (@festivalpintandoo7), no dia 8 de março. As escolas contempladas receberão aulas em forma de lives com artistas pernambucanos.

DIA 16/03/21

HORÁRIO: 10H ÀS 15H

Rapha Santa Cruz (MÁGICA) – Atua como mágico há mais de 20 anos. Desenvolveu uma linguagem que mescla técnicas do ilusionismo com teatro, palhaçaria, música, circo e cultura popular. Também atua como professor, desenvolvendo projeto social, e produzindo o FIM – Festival Internacional de Mágica.

DIA 17/03/21

HORÁRIO: 10H ÀS 15H

Juliana de Almeida (PALHAÇARIA E MÚSICA) – Atriz e palhaça e, há dois anos, estreou como diretora musical. Integrante do elenco do Doutores da Alegria, há onze anos, Juliana também fez parte da Cia Animèe, onde foi a co-fundadora da banda de palhaças “As Levianas”. 

DIA 18/03/21

HORÁRIO: 10H ÀS 15H

Carol Levy (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS) – Publicitária, pernambucana, cantora e contadora de histórias. Com discos, DVD’s, programas de TV, de rádio e mais de 140 mil seguidores nas redes sociais, Carol já ganhou prêmios, fez várias turnês pelo Brasil e até hoje desenvolve projetos com parceiros como o UNICEF no Brasil.  

WEBINARS  

TEMA CENTRAL: “Infâncias em territórios interativos”

DIA 15/03/21

HORÁRIO: 19h

LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS 

Tema: O bebê e os estímulos sensíveis para o simbólico

Convidada: Tetê Brandão (PE) – Pesquisadora e especialista em Educação Infantil; autora do livro: O brincar, a vida dos bebês, da editora Vacatussa; mestranda em Educação, Culturas e Identidades – PPGECI (FUNDAJ/UFRPE), com formações pelo Instituto Pikler-Lóczy, Hungria, e Associação Pikler-Lóczy, França. Membro da Rede Pikler Brasil. Atua como mediadora de oficinas para e com bebês há 3 anos. 

Mediação: Luciano Pontes

DIA 16/03/21

HORÁRIO: 19h

LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS 

Tema: As dimesões afetivas, sociais e culturais do brincar livre

Camila Domingues (PE) – Pedagoga, Gestora Educacional da rede privada de ensino, Fundadora da Casa das Asas, mãe de Miguel de 9 anos, e eterna pesquisadora dos temas centrados na infância, no brincar e na educação.

Mediação: Luciano Pontes

DIA 17/03/21

HORÁRIO: 19h

LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS 

Tema: Diversidade cultural e identidade na infância

Kemla Baptista (PE) – Contadora de histórias, escritora, mãe, professora e empreendedora social. Responsável pelo Caçando Estórias, iniciativa de arte e educação que apresenta as tradições afro-brasileiras através da contação de histórias. Integrante da Red Internacional de Cuentacuentos – RIC e o Caçando Estórias integra a Rede Nacional Primeira Infância – RNPI. Criadora do primeiro canal no Youtube e podcast dedicados às afrobrasilidades para o público infantil. Produziu episódios do podcast “Deixa Que Eu Conto” para a UNICEF. 

Mediação: Luciano Pontes

DIA 18/03/21

HORÁRIO: 19h

LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS 

Tema: Apreender o mundo – os bebês e a pedagogia dos começos

Paulo Fochi (RS) – Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores. 

Mediação: Luciano Pontes

DIA 19/03/21

HORÁRIO: 19h

LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS 

Tema: Os espaços do brincar na vida, na escola, na rua e na tela

Gabriela Romeu (SP) – Escritora, pesquisadora da infância, documentarista e crítica de teatro infantil. Durante 20 anos, ela escreveu sobre e paracrianças, no jornal Folha de São Paulo, veículo no qual editou o caderno Folhinha. Também produziu diversas reportagens sobre as realidades infantis no Brasil e escreveu para cadernos como o Guia da Folha, Ilustrada, Cotidiano e revista Sãopaulo, sempre com o tema infância.  

Mediação: Luciano Pontes