Com foco no desenvolvimento de valores humanos, ética e cidadania, foi criado a série que terá mais dois livros lançadas no próximo dia 17, às 19h, no canal de Youtube do projeto Tão Tão Aventureiro

No próximo dia 17 de fevereiro, serão lançados mais dois títulos da coleção Tão Tão Aventureiro – série de livros que fala sobre a violência doméstica infantil e que tem como foco o acolhimento de crianças e mães vítimas da violência dentro de casa. Após o lançamento do livro “As incríveis aventuras de Tão Tão, que Neném!”, em fevereiro do ano passado, a advogada, coordenadora de Gênero da ESA-OAB/PE, integrante da liderança do Comitê Combate à Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil, presidente do Instituto Xegamiga e vítima de violência doméstica, Daniela Mello, apresenta os livros infantis “Tão Tão Refletindo o Isolamento Social” e “Tão Tão, o Mediador de conflitos”. Esse último em coautoria com Ana Cláudia Cruz, advogada, professora mediadora extrajudicial de conflitos, gestora na área de educação, integrante da Comissão da Mulher Advogada e de Direito Sistêmico, integrante do Comitê de Educação do Grupo Mulheres do Brasil. O lançamento dos exemplares acontece no canal de Youtube do Tão Tão, na próxima quarta-feira (17), às 19h.

Segundo Daniela, os livros fazem parte do projeto Tão Tão Aventureiroque fala de esperança para as crianças e mães vítimas da violência doméstica. “Nosso objetivo é ressignificar a dor e construir a partir dessa dor, trazendo esperança e mostrando que é possível transformar a realidade de abuso”, destaca ela.

De acordo com o Atlas da Violência 2020, em 2018 uma mulher foi assassinada no Brasil a cada duas horas, totalizando 4.519 vítimas. Durante a pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de feminicídios no País, chegando a 648 casos no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que 2019. Os dados são do 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número representa três assassinatos contra mulheres por dia, nesse período. No relatório, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir de dados fornecidos por secretarias de segurança pública estaduais, também foi registrado o aumento de 3,8% no número de chamadas de emergência. Esses números são ainda mais alarmantes nos dois primeiros meses da pandemia. Dados levantados pelo mesmo Fórum apontaram que houve um aumento de 22% nos registros de casos de feminicídio no Brasil nos meses de março e abril de 2020 em relação ao mesmo período do ano de 2019, passando de 117 para 143.


“Faço parte da triste estatística da violência. Exatamente por esse motivo entendo que temos que olhar de forma efetiva e responsável para esses números para que possamos construir algo novo e melhor para a sociedade em que vivemos”, defende a autora da coleção.  Ela conta que suas vivências dolorosas, por exemplo, a levaram trabalhar em prol da igualdade de gênero e despertaram nela a necessidade de fortalecer as crianças com um olhar para o futuro.

Daniela Mello ainda destaca a importância de lembrarmos dos casos subnotificados de violência doméstica. “Muitas agressões sentidas pelas mulheres sequer chegam a ser conhecidas. Ficam encobertas pela mordaça do silêncio que alimenta a impunidade e que permite que o ciclo de violência se perpetue”, diz. 

O projeto está disponível no site www.taotaoaventureiro.com.br e na própria plataforma do Youtube Tão Tão Aventureiro, que são voltados para crianças, adultos e escolas. Igualdade, preconceito, ansiedade, intolerância à frustração, bullying, cyberbullying e medo são alguns dos temas abraçados pelo projeto, que ainda traz conteúdo sobre mediação escolar e práticas restaurativas. Além disso, há um braço itinerante do projeto, que acontece de forma presencial em escolas da rede pública e privada por meio de abordagem lúdica dos livros.


“O compromisso social do Tão Tão é despertar o olhar empático das crianças para o outro, pois somente o acolhimento amoroso consegue transformar sofrimento em fortaleza e, dessa forma, restaurar vidas e construir uma sociedade sustentável e solidária”, ressalta a autora.

Sobre a autora do Projeto:

Natural de Recife-PE, a advogada Daniela Mello – formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – é professora de Direito, palestrante e coordenadora de Gênero da Escola Superior da Advocacia, membra da Comissão da Mulher Advogada da OAB Pernambuco, integra a liderança do Comitê Combate à Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil e preside o Instituto Xegamiga.

Serviço:
Os livros estão disponíveis no formato de e-book na plataforma de venda da Editora Cia do Ebook.

Tão Tão aventureiro, refletindo o isolamento social:
https://ciadoebook.com.br/ebook/tao-tao-aventureiro-refletindo-o-isolamento-social/

Tão Tão aventureiro, o mediador de conflitos:
https://ciadoebook.com.br/ebook/tao-tao-aventureiro-o-mediador-de-conflitos/ ⠀