Shows foram gravados em espaços que destacam a resistência e a memória da cultura negra em São Paulo
A ancestralidade africana e sua importância na música popular brasileira estão em evidência nesta edição do Rec-Beat SP. Nomes como Mateus Aleluia e o grupo Ilú Obá de Min enaltecem a cultura negra com apresentações em pontos históricos icônicos relacionados à negritude.
O Rec-Beat, um dos mais importantes festivais de música do país, deixa excepcionalmente este ano a histórica rua do Cais da Alfândega, no Recife, onde acontece há 25 anos durante o Carnaval, para ocupar as plataformas digitais em grande estilo. O evento acontece dia 14 de fevereiro, em pleno domingo de Carnaval, com mais de cinco horas de duração, com apresentação comandada por China e Roberta Estrela D’Alva e transmissão gratuita através do YouTube do festival (youtube.com/recbeatfestival).
Mateus Aleluia põe em cena sua estética afro-barroca em um espetáculo que atravessa de forma sensível a presença dos povos bantos no Brasil. Acompanhado do Maestro Ubiratan Marques e pelo percussionista Vitor da Trindade, o show foi gravado no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, território de resistência e articulação das culturas negras.
Aleluia apresenta seu elogiado novo disco, Olorum, além de passear por um repertório que afirma a força das conexões espirituais, para além das formas e designações do homem.
Conhecido por seus cortejos pelas ruas da capital paulista, o grupo Ilú Obá de Min é referência na cultura negra do Brasil e realiza uma grande intervenção cultural enaltecendo também as mulheres na sociedade através da arte. Com um corpo percussivo formado exclusivamente por mulheres, o Ilú apresenta distintas manifestações culturais como o maracatu, batuque, jongo, entre outras. O show no Rec-Beat SP foi registrado no Largo do Paissandú, tradicional espaço do Carnaval de rua.
Respeitando o isolamento social ainda necessário, o Rec-Beat SP vai para o digital sem abandonar a experiência das ruas, que é uma das suas marcas. O festival aposta num conteúdo cinematográfico registrado em locais icônicos de São Paulo e Recife, cidades que abrigam atualmente os maiores carnavais de rua do país.
Esta edição do festival traz em sua programação as características e a essência que sempre marcaram o evento, que é oferecer uma experiência sonora que reúne a um só tempo tradição, novidades, diversidade e frescor. Esta proposta está bem representada pelo lineup que reúne Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.
O Rec-Beat SP tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro via Proac-ICMS – Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo. Realização Ao Redor, idealização Rec-Beat Produções e parceria selo RISCO.
Serviço:
Oi Apresenta: Festival Rec-Beat SP
Data: 14 de fevereiro de 2021
Horário: a partir das 15h
Onde: no youtube.com/recbeatfestival
Gratuito
Conexões Rec-Beat SP
Data: de 2 a 5 de fevereiro de 2021
Horário: a partir das 19h
inscrições até o 31/01/2021 no www.recbeatfestival.com