Envolvido com a música desde 2015, Fernando Alakejá lança seu mais novo single nas plataformas digitais. Intitulado Além do Mar, a canção dialoga com o factual e tem como sua principal inspiração o período pandêmico que o mundo enfrenta. Com um toque alto astral, ao mesmo passo que místico, a canção traduz as incertezas vividas pelo cantor e pessoas próximas, trazendo palavras atreladas à esperança, desbravamento e uma espécie de superação dos tempos ruins. 

Mesclando três vertentes do rock – psicodélico, alternativo e indie -, o artista viaja no tempo e usa no centro das suas composições elementos dos anos 70, sobretudo referente ao universo psicodélico do nordeste. Paixões não vividas também são temas para as letras, que atingem o público junto à sua voz serena e precisa com a ajuda de violões, guitarras e percussões – embora este último não esteja presente no seu mais recente trabalho. Todo esse conjunto se conecta às suas raízes, que tem o rock do Metallica como trilha sonora do momento em que decidiu seguir carreira musical.

Foto: Divulgação

Esta não é a primeira vez que Fernando mostra seu trabalho para quem o acompanha. Em 2019, ele lançou oficialmente a música Prata e Azul. Desta vez, quem o auxilia na produção é o Guilherme Assis, que acumula projetos com outros artistas pernambucanos como Mulungu, Boogarins, Kalouv, entre outros. Em virtude da pandemia, toda construção foi feita a distância e, apesar do desafio, serviu como estímulo para se envolver em processos até então realizados por outras pessoas. “Eu sempre estava acostumado a ir para o estúdio e ter os equipamentos ligados para mim, eu só tinha o trabalho de tocar. Esse processo me ensinou a fazer as minhas próprias captações, gravações do som da minha guitarra, a minha própria voz e a mexer nos programas”, pontua Fernando.
Em seu histórico, o artista carrega a participação no disco de 30 anos do grupo percussivo Lamento Negro, bastante conhecido por ter Chico Science na sua formação dos anos 80/90. Atualmente, Alakejá já se prepara para a construção do seu próximo single, primeiro do disco que está para ser lançado em 2022 conforme o planejamento. O trabalho é feito de forma caseira e independente, e as faixas estão disponíveis em todos os streamings e nas redes sociais. Os links podem ser acessados em https://linktr.ee/fernandoalakeja.