Na tarde desta segunda-feira (24), o rapper Matuê recebeu, de forma inovadora, 14 quadros comemorativos com certificações pelo incrível resultado de seu último trabalho, “Máquina do Tempo”, e pelos números excepcionais de seus singles lançados anteriormente. A Sony Music Brasil, gravadora do artista, preparou uma entrega digna da grandiosidade de Matuê e de suas conquistas: de helicóptero, o Presidente da companhia no país, Paulo Junqueiro, aterrissou no heliponto da Torre do Rio Sul, em Botafogo, no Rio de Janeiro, para consagrar o fenômeno cearense pelos números alcançados.
“Esse álbum do Matuê ultrapassou todas as nossas expectativas, bateu todos os recordes possíveis, foi um disco com uma performance completamente inédita. As métricas estão aí: cinco músicas no Top 10, 7 músicas no Top 15, o álbum inteiro, portanto. Então, foi uma surpresa pra gente, ainda que todos nós achássemos que o disco seria um sucesso extraordinário, jamais alguém imaginou que pudesse ter a performance que realmente teve. Perante tudo isso, decidimos fazer uma entrega das respectivas placas correspondentes à performance desse disco e, também, à toda a obra do Matuê que está disponível em streaming. Fizemos uma entrega completamente diferente: eu saí da Lagoa de helicóptero com os quadros, o Matuê estava me esperando, então foi um acontecimento, uma forma completamente diferente da gente comemorar junto o sucesso”, conta Paulo Junqueiro.
“Cheguei aqui e, do nada, o homem me vem de helicóptero, trazendo esse monte de quadro pra celebrar esse momento que a gente tá vivendo. É muito foda poder comemorar um marco do disco e de todos os outros lançamentos que a gente teve ao longo dos anos e celebrar esse trabalho que a gente vem criando. Muito obrigada, Sony, e todos vocês que nos escutam e mantêm a gente no replay. É nós!”,agradece Matuê.
As certificações contemplam números incríveis: o álbum “Máquina do Tempo” tem certificação de Ouro, com mais de 20 milhões de streams de áudio e vídeo em apenas um mês. A canção que dá nome ao disco recebeu certificação de Platina pelos mais de 43 milhões de plays em áudio e vídeo. A faixa “777-666” também é Platina, com mais de 40 milhões de streams de áudio e vídeo e a canção “É Sal” recebeu certificação Ouro por mais de 20 milhões de execuções em áudio e vídeo.
Os singles da carreira de Matuê também alcançaram resultados imponentes: “Mantém” é Platina Dupla, com mais de 60 milhões de streams de áudio e vídeo; “Kenny G” é Diamante Duplo, com incríveis 240 milhões de plays combinados, e atravessou o oceano até Portugal, onde alcançou certificação Ouro, com mais de 1 milhão e 250 mil streams; “Banco” é Diamante, com mais de 130 milhões de plays em áudio e vídeo; “A Morte do Autotune”, de 2019, também alcançou certificação Diamante pelos mais de 115 milhões de execuções de áudio e vídeo; “Quem Manda é a 30”, de 2018, é Platina Dupla, com 50 milhões de streams de áudio e vídeo; “De Peça em Peça”, de 2018, é Platina Tripla, com 90 milhões de streams em áudio e vídeo; “Anos Luz”, de 2017, recebeu certificação Diamante pelas 200 milhões de execuções em áudio e vídeo; “Lama no Copo”, de 2017, é Platina, com 50 milhões de plays de áudio e vídeo e “Boomzin”, de 2017, recebeu a chancela de Platina Dupla, com 65 milhões streams de áudio e vídeo.
Sobre “Máquina do Tempo”:
O lançamento do álbum, em setembro deste ano, quebrou todos os recordes e emplacou seis músicas no Top 10 do Spotify Brasil, com todas no Top 15: “Máquina do Tempo” (#1), “777-666” (#3), “Cogulândia” (#4), “Antes” (#6), “É Sal” (#7), “Gorila Roxo” (#8) e “Vem Chapar” (#14). O álbum também estreou com 3 músicas no chart global da plataforma – “Máquina do Tempo” (#114), “777-666” (#153) e “Cogulândia” (#188). Todas as faixas também estrearam no Top 200 em Portugal.
Depois de três anos lançando singles, um dos maiores nomes do movimento trap brasileiro estreou o álbum autoproduzido, com sample de Charlie Brown Jr. Conceitual e, ao mesmo tempo, minimalista. O disco, com 7 faixas, apresenta o melhor momento criativo de Matuê. Sem pisar no freio, ele avança com velocidade para além das barreiras da música trap como pouco se viu no Brasil e fora. E, ao acrescentar o conceito de viagem no tempo no disco, em uma jornada colorida, alucinógena e, ao mesmo tempo, cyberpunk, também apresenta uma narrativa inédita na música nacional.