A banda carioca Amsterdan segue entregando faixas inéditas com o clipe e single “dsclp”, traduzindo em música as justificativas para não sair do sofá e a entrega a uma vida de inércia. Convidando a se mexer, o grupo mostra um pouco mais de sua sonoridade repaginada. A faixa já está disponível para streaming e o vídeo, no canal de YouTube oficial.

Assista a “dsclp”: https://youtu.be/C4LJMJnrc4o 

Ouça “dsclp”: https://www.amsterdanrock.com 

A nova canção reflete sobre a sensação de ver a vida passar diante das oportunidades perdidas. A ideia para o vídeo veio desse conceito de se arrepender por ter marcado um compromisso – mas também de não querer perder as histórias que os amigos contariam no dia seguinte. O clipe se desenvolve a partir desse duelo entre a proatividade e a monotonia, entre a zona de conforto e o se arriscar.

“Essa música traz aquela sensação de arrependimento, de que poderíamos ter sido melhores ou diferentes no passado. Queremos deixar claro que nem sempre a melhor alternativa é abandonar sua vida e se largar no sofá por dias. De uma maneira bem inconsciente é o que acabamos fazendo muitas vezes sem nem notar, e nos abandonamos, abandonamos amigos e muitas coisas boas que poderíamos ter vivido”, reflete Mateus Muniz. Além dele, Amsterdan é formada também por Ygor Kauling, Gustavo Tavares e Victor Luz.

Mais recentemente, a banda traduziu o turbilhão de sensações diante do que acontece no mundo enquanto vivemos isolados em nós mesmos no single “Gafanhotos”, sua primeira faixa inédita em 2020. O vídeo traz uma visão intimista sobre o quanto o mundo externo impacta a saúde mental e reflete sobre os acontecimentos dos últimos meses dentro de uma perspectiva pessoal. 

Assista a “Gafanhotos”: https://youtu.be/EpDyc5Ixojo

Ouça “Gafanhotos”: https://smarturl.it/GafanhotosSingle

Não por acaso, ambas as canções refletem o atual período de quarentena imposto pela pandemia de coronavírus. Como aconteceu com todos os projetos musicais, o grupo se viu diante de limitações inéditas. Se antes gravar em isolamento poderia ser uma escolha de produção ou estética, agora era uma demanda que forçava novos fluxos de trabalho e criação.

Nada disso diminui o peso do som da Amsterdan, que traz em suas músicas a turbulência de sentimentos introspectivos unidos com uma visão otimista de superação e mudança. Formada em 2016 na Zona Norte do Rio por um grupo de amigos e batizada como uma carta de intenções de levar o sentimento de liberdade de expressão que deu fama à cidade europeia, o grupo se destacou rapidamente na cena carioca e se apresentou em palcos importantes. Em 2017, eles lançaram o álbum “1766” e realizaram uma extensa turnê. Em meados de 2019, a banda mudou de formação e estrutura.

Agora contando com dois vocais, duas guitarras, baixo e bateria, o quarteto somou à sua discografia com um EP acústico lançado no final de 2019. Prontos para dar o próximo passo na carreira, os músicos entregaram “Gafanhotos” como uma amostra de uma nova fase criativa, solidificada em “dsclp”. A nova faixa já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe, no canal de YouTube da Amsterdan.

Assista a “dsclp”: https://youtu.be/C4LJMJnrc4o 

Ouça “dsclp”: https://www.amsterdanrock.com 

Ficha técnica

Composição e Captação: Mateus Muniz

Músicos: Mateus Muniz, Victor Luz, Ygor Kauling e Gustavo Tavares

Mixagem e Masterização: Douglas Paladino

Direção: Bruno Castro

Roteiro e Captação: Bruno Castro

Edição visual: Mateus Muniz

Crédito: Juliana Gomes

Letra

To largado no sofá 

desde anteontem 

as luminárias tão me encarando  e as plantas também 

Já mudei tanta coisa de lugar  

não parece bom, to desesperado meu stream parou de carregar 

Já me arrependi 

(Refrão) 

De todas as vezes que eu menti pra ficar em casa a toa  

já me critiquei, me reprimi 

juro que não vai rolar  

desculpem amigos  

sei que eu vacilei 

Vou na cozinha as vezes 

abrir a geladeira e a alguns dos armários 

Brinco com os enlatados, 

caço palavras nas letrinhas das bulas que me mantém controlado 

(Refrão) 

De todas as vezes que eu menti pra ficar em casa a toa  

já me critiquei, me reprimi 

juro que não vai rolar  

desculpem amigos  

sei que eu vacilei

desculpem amigos  

sei que eu vacilei 

em todas as vezes que eu menti pra ficar em casa a toa  

eu me arrependi