Especialista explica a importância de direcionar as redes sociais para a área de atuação
Neste ano, a pandemia do COVID-19 trouxe um novo normal para a maioria dos brasileiros, a necessidade de se reinventar. Não apenas nos hábitos de prevenção comportamental para a saúde, mas também, novas atitudes que se tornaram essenciais para os profissionais e empresas se manterem no mercado. Este ano, uma queda significativa nas oportunidades de trabalho e de negócio foram sentidas e agora aumentou a necessidade de se recolocar no mercado por meio do marketing.
De acordo com a gerente de marketing da Alínea, Raphaela Meira, o marketing pessoal é imprescindível para os profissionais liberais. “Esse tipo de estratégia busca demonstrar o seu valor, suas ações, competências, características e habilidades profissionais e pessoais dentro do hall de oportunidades que possam surgir no pós-pandemia”, comenta, acrescentando que a comunicação é o principal fator para o andamento bem-sucedido dessa estratégia. Para isso, o perfil do profissional precisa estar claro e de fácil acesso para os recrutadores e é aí que entra o digital.
Hoje, muitas empresas recrutam profissionais através dos meios eletrônicos e fazem pré-seleções por meio da busca por perfis bem estruturados e claros em redes sociais como o Linked-In, 100% voltada para o mercado de trabalho, além de sites de oportunidades. Para que o perfil esteja atrativo, é importante que o candidato atualize as informações de maneira clara e objetiva. Nestes ambientes virtuais deve conter as experiências profissionais, interesses pela área, inclusive se já atuou em projetos beneficentes e diversas outras atribuições.
Ainda de acordo com Raphaela, sites como Vagas. Com, Empregos.com.br e uma nova plataforma que irá ser lançada, em novembro desse ano, chamada RH Sites do Brasil – que subdivide seus serviços por áreas de atuação -, são uma ótima fonte de oportunidades para quem busca se recolocar no mercado. “Além das redes sociais, profissionais e pessoais, as pessoas devem aproveitar as portas que a pandemia abriu no sentido de qualificação. Muitos cursos e capacitações foram disponibilizados de maneira digital e gratuita para ajudar os profissionais a se especializarem em diversas áreas. Essas novas habilidades e certificados podem auxiliar a engrandecer o seu marketing pessoal e o seu perfil”, aconselha.
Para aqueles que optam por empreender e para empresas já estabelecidas no mercado, a estratégia precisa ser voltada para estruturar bem a sua presença digital. Hoje, é de extrema necessidade levar direto à palma da mão do consumidor o seu produto ou serviço e, para isso, nada mais prático, rápido e eficaz do que marketing digital. Nesse cenário a empresa pode criar seu próprio ambiente formatado através de um site e rede sociais que conversem diretamente com seu público alvo, além de criar facilitadores que façam o cliente comprar do negócio. Os deliveries , marcações de consultas e consultorias digitais são ótimos exemplos de praticidade e comodidade que o consumidor final busca nos dias de hoje.
Por fim, nos meios digitais podem ser explanadas e testadas todas as estratégias necessárias para o crescimento do negócio pois os resultados podem ser medidos em tempo real e, se existem objetivos de marketing e linhas de atuação bem definidas, o sucesso é só questão de tempo e otimização estratégica.
SERVIÇO:
Alínea Comunicação
Horário: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Instagram: @alineacomunicacao
Fone: 81 9223-2365