Em outubro chegam às livrarias Promessa de pai, livro do candidato a ocupar a Casa Branca, Joe Biden, e Estas verdades, de Jill Lepore, leitura fundamental para entender melhor a história dos Estados Unidos. Na esteira da estreia da série da HBOPátria, de Fernando Aramburu, é relançado com nova sobrecapa. Chega também o aguardado Shine, romance de estreia da idolJessica Jung, que mergulha nos bastidores da indústria do K-popO refúgio, ficção de Mick Kistson, traz a dramática história de Sal e sua irmã, que fogem dos sofrimentos de uma família desajustada. O romance Adultos, de Emma Jane Unsworth, questiona o vício em redes sociais e a vida que inventamos nelas. Por fim, Árvore dos desejos, de Katherine Applegate: uma fábula inesquecível sobre o poder da amizade.

Promessa de pai: Um ano de sofrimento, esperança e determinação 

Joe Biden

Lançamento em 1 de Outubro

Em novembro de 2014, a família Biden se reuniu para o Dia de Ação de Graças. A data é uma tradição que os Biden celebram há mais de 40 anos. Daquela vez, no entanto, a viagem foi diferente. 
Quinze meses antes, Beau, filho mais velho de Biden, havia sido diagnosticado com um tumor maligno no cérebro. “Me prometa, papai. Me dê sua palavra que, não importa o que acontecer, você vai ficar bem”, foi o apelo do filho. Joe Biden lhe deu sua palavra. O livro narra os acontecimentos de 2015, o ano que viria a ser até então o mais importante e desafiador da vida e da carreira extraordinárias de Joe Biden. Como vice-presidente de Obama, naquele ano ele lidou com crises em todo o mundo e dividiu-se entre suas responsabilidades com o país e suas responsabilidades como pai e marido. Entretanto, até nos piores momentos, Biden foi capaz de se apoiar na força de seus profundos laços com a família, de sua fé e de sua verdadeira amizade com Obama.

JOE BIDEN foi senador por 36 anos antes de se tornar o 47º vice-presidente dos Estados Unidos, cargo que ocupou de 2009 a 2017. Como vice de Obama, Biden tratou de diversas questões de relevância nacional e representou os Estados Unidos no exterior, viajando quase dois milhões de quilômetros para mais de cinquenta países. Após sair da Casa Branca, Biden continuou seu legado de expandir a oportunidade para todos. Vencedor das primárias democratas, Joe Biden é candidato à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020.
Pátria

Fernando Aramburu

LANÇAMENTO EM 5 DE OUTUBRO

Eleito o livro do ano da Espanha em 2017, Pátria teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos em espanhol e inspirou a produção homônima, que estreou no dia 27 de setembro na HBO GO. Para marcar o lançamento, a Intrínseca lança uma edição do livro com sobrecapa inspirada na série. 
Pátria conta a história de Bittori e Miren, duas grandes amigas que passaram a vida unidas. As duas casaram, tiveram filhos, e a amizade só se intensificou. Foi preciso uma força descomunal para colocar uma contra a outra: o terrorismo praticado pelo ETA. Quando o marido de Bittori é marcado para morrer, a tensão se espalha pela pequena vila basca e Miren é levada a se radicalizar ao ver um dos filhos entrando para o grupo separatista. Tudo pareceu de certa forma resolvido depois que Bittori foi obrigada a deixar seu lar às pressas em virtude do assassinato do marido. Por isso, quando o ETA anuncia o fim da luta armada, anos depois, ela resolve voltar à vila para um acerto de contas com o passado. Ignorando as advertências dos filhos, está disposta a descobrir os pormenores do crime que a deixou viúva e dar uma resposta à própria condenação como pária.

FERNANDO ARAMBURU nasceu em San Sebastián, Espanha. É autor de quatro coletâneas de contos e de outros nove romances que lhe garantiram prestigiosos prêmios, como o Mario Vargas Llosa e o da Academia Real Espanhola. Pátria, seu primeiro livro publicado no Brasil, é também seu romance de maior sucesso, vencedor dos prêmios Nacional e da Crítica de Narrativa Castelhana, Euskadi, Strega Europeo, entre outros, e com direitos audiovisuais vendidos para série. Aramburu mora na Alemanha desde 1985.
O refúgio

Mick Kitson

LANÇAMENTO EM 9 DE OUTUBRO

Muitas são as nuances do romance de estreia de Mick Kitson, mas uma palavra o descreve com perfeição: sobrevivência. Essa é a história de Sal, uma menina de treze anos que teve que crescer antes da hora, vítima de abuso sexual, e que só vê uma alternativa para impedir que o mesmo aconteça com a irmã mais nova. 
Por isso, após meses elaborando um plano arriscado, as irmãs pegam suas mochilas e partem em direção à floresta de Galloway, no sul da Escócia. É esse ambiente vasto, cercado de perigos e de paisagens deslumbrantes, que as acolhe e lhes oferece a segurança que jamais encontraram em casa, um refúgio longe da violência familiar. Em meio à natureza que ao mesmo tempo a abraça e a fustiga, Sal vai descobrir como sobreviver não só aos desafios da vida selvagem, mas também ao trauma que roubou sua infância. Um livro que aborda redenção e recomeços, mas sem fugir do horror da verdade, O refúgio é uma história sobre nossos limites, os laços humanos e o poder da natureza de nos acolher quando mais precisamos.

MICK KITSON nasceu no País de Gales e cresceu em Londres, na Inglaterra. Trabalhou por muitos anos como jornalista antes de se tornar professor de literatura inglesa. Nos anos 1980, formou com o irmão a banda The Senators. Ele mora com a esposa e com Lucy, sua cadela mal-humorada, em Fife, na Escócia, onde passa mais tempo do que o recomendado pescando trutas, tocando banjo, plantando morangos e construindo barcos. O refúgio é seu romance de estreia. 
Adultos

Emma Jane Unsworth

LANÇAMENTO EM 15 DE OUTUBRO

Jenny McLaine parece estar com tudo: trabalha para uma revista feminina descolada, tem uma casa própria e namora um fotógrafo famoso. E, embora nas redes sociais as pessoas pensem que a vida dela é um verdadeiro mar de rosas, a realidade está mais para uma caótica selva em chamas. 
Isso porque seu cotidiano foi sugado por dramas cada vez mais intensos — a legenda ideal, a quantidade certa de emojis em cada comentário, as vidas perfeitas das influenciadoras por quem é obcecada —, e seu hábito nas redes passou a ter um efeito corrosivo. Quando a situação chega a um limite — as amizades vacilam, o seu namoro termina e a internet parece querer seu fim —, sua mãe, uma médium pioneira nos traumas da filha, decide intervir. Agora, aos 35 anos, Jenny precisa reaprender a conviver com a mãe, aceitar seu passado complicado e as incertezas que o futuro lhe reserva, além de sobreviver à constante necessidade de validação que permeia seus dias. 

EMMA JANE UNSWORTH é escritora e roteirista premiada. Já foi colaboradora de diversos veículos, como The GuardianBBC Radio e Red Magazine. Além de Adultos, é autora de Hungry, the Stars and Everything e Animals, cuja adaptação para o cinema estreou no Festival Sundance de 2019.
Estas verdades: A história da formação dos Estados Unidos

Jill Lepore

LANÇAMENTO EM 16 DE OUTUBRO

“Consideramos essas verdades como autoevidentes: que todos os homens são criados iguais, que são dotados por seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” 
Essas são as palavras de Thomas Jefferson na Declaração de Independência, o documento que estabelece a identidade dos Estados Unidos como nação. Ao longo dos quinhentos anos que se seguiram desde então, o experimento americano baseou-se nos três ideais descritos por Jefferson como “estas verdades”: igualdade política, direitos naturais e soberania do povo. A historiadora e professora de Harvard Jill Lepore abre seu monumental trabalho de reconstrução da história dos Estados Unidos com a citação de Jefferson, mas muito do que há de pior no desenvolvimento da nação ― a escravidão e o apreço por esse sistema, os linchamentos públicos, a brutalidade com os povos nativos, a segregação racial ― se evidencia a cada página, desenhando um retrato possivelmente mais fiel do que a premissa democrática, poética, e quiçá utópica, descrita pelo terceiro presidente da nação. Estas verdades conta a história americana desde sua gênese, em 1492, questionando se o curso dos eventos ao longo desses cinco séculos comprovou as tais premissas fundadoras ou as desmentiu. 

JILL LEPORE é professora de história americana em Harvard e redatora da The New Yorker. É autora do best-seller A história secreta da Mulher-Maravilha e de Book of Ages: The Life and Opinions of Jane Franklin, finalista do National Book Award. Atualmente mora em Cambridge, Massachusetts.
Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que não apenas já viu de tudo em seus muitos anos de vida, mas também realiza desejos, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos.
Não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos. No entanto, quando a família da solitária Samar se muda para o bairro e é recebida com ameaças, Red percebe que há algo estranho acontecendo. Aquela vizinhança já tinha acolhido inúmeras famílias. Qual a diferença dessa vez? O lenço que a mãe de Samar usa na cabeça? Após ouvir o inesperado e comovente pedido sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida. Em edição de luxo, com capa dura, fitilho e belíssimas ilustrações, Árvore dos desejos é uma fábula inesquecível que mostra a importância do respeito às diferenças para uma vida em sociedade. Com maestria, Katherine Applegate traça uma história emocionante e atemporal sobre o poder da amizade e da empatia.

KATHERINE APPLEGATE escreveu sua primeira história aos dez anos, sobre uma porquinha chamada Alice. Desde então, não parou mais. Já publicou inúmeros livros para crianças e jovens, todos sucessos de venda, entre eles a série Endling e The One and Only Ivan, que em 2013 recebeu a Newbery Medal, um dos prêmios mais importantes da literatura infantojuvenil. Applegate mora na Califórnia com a família, e para ela ser escritora é a melhor profissão do mundo.
Shine: Uma chance de brilhar

Jessica Jung

LANÇAMENTO EM 29 DE OUTUBRO

Em sua estreia na literatura, a estrela Jessica Jung, ex-membro do Girls’ Generation, se inspira em sua trajetória e revela os bastidores da indústria do K-pop na etapa inicial: a formação dos idols.
Rachel Kim sonha em ser cantora e se dedica há seis anos ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. As regras são claras: treine vinte e quatro horas por dia. Seja perfeita. Não namore. Ou será expulsa. Conforme a idade limite para estrear se aproxima, a competição para integrar o novo grupo feminino da DB fica mais acirrada, e Rachel sabe que essa é sua única chance. Em meio a pressão e intrigas, ela não esperava se apaixonar por Jason Lee, o maior astro da DB. Só que no amor e no K-pop, vale tudo, e Rachel vai brigar pelo seu futuro e por sua chance de brilhar. A edição brasileira conta ainda com uma sobrecapa exclusiva, cuja ilustração foi selecionada pela própria Jessica Jung em concurso realizado pela Intrínseca.

JESSICA JUNG é uma cantora, compositora, atriz e estilista americana de ascendência coreana. Nascida em São Francisco, Jessica cresceu na Coreia do Sul, onde treinou para ser cantora de K-pop por sete anos até debutar como membro do lendário grupo feminino Girls’ Generation em 2007. Em 2014, Jessica saiu em carreira solo e lançou sua linha de moda, Blanc & Eclare. Desde então, participa também de projetos no cinema e na televisão. Shine: Uma chance de brilhar é sua estreia na literatura.