Guia digital apoia educadores e gestores das redes públicas e privada a promoverem práticas pedagógicas que estimulem os jovens a empreenderem com foco em soluções para a sociedade e o meio ambiente
O Oi Futuro, British Council e Porvir lançam em setembro o especial Empreendedorismo Social na Educação, guia digital voltado para educadores e gestores das redes públicas e privada. O especial mostra como conectar empreendedorismo de impacto social e escola, incorporando o tema ao currículo, às práticas pedagógicas e ao dia a dia dos alunos. São dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, que servem de apoio e inspiração para gerar experiências que estimulem os jovens a empreenderem para transformar o mundo. O guia poderá ser acessado gratuitamente: https://empreendedorismosocial.porvir.org/
A inclusão do empreendedorismo no Novo Ensino Médio, como um dos quatro eixos estruturantes de itinerários formativos, jogou luz sobre o tema e sobre os desafios para implementá-lo nas escolas. O empreendedorismo de impacto social – focado na criação de serviços e produtos que visem soluções para problemas coletivos e do meio ambiente – possibilita o desenvolvimento de competências dos jovens que também estão previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de inspirar a realização de projetos de transformação social a partir do ambiente escolar. No guia digital, educadores de todo o país vão encontrar orientações sobre como articulá-lo com outros processos educacionais.
“O projeto Empreendedorismo Social na Educação nasceu de um desejo coletivo em construir referências para as escolas trabalharem com seus estudantes, qualificando o empreendedorismo e o conectando aos grandes desafios sociais que as novas gerações vão enfrentar. A plataforma foi concebida com uma visão dupla de educação e inovação social, e serve ao mesmo tempo de inspiração e guia prático para implementar aulas e atividades nas escolas”, afirma Carla Uller, gerente executiva de Educação e Inovação Social do Oi Futuro.
O guia é resultado do seminário “Empreendedorismo Social na Educação: Como Aproximar os Dois Universos”, promovido pelas instituições parceiras em fevereiro de 2020 no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com representantes brasileiros e britânicos dos dois campos. Durante o evento, integrantes das secretarias de educação, do terceiro setor, além de pesquisadores, educadores, empreendedores e jovens egressos do ensino médio, trocaram experiências, ideias e referências sobre o tema.
Para a diretora de Educação do British Council, Diana Daste, pensar em empreendedorismo social na educação é ampliar o repertório de abordagens pedagógicas à disposição das escolas para pensar formação cidadã, inserção no mundo do trabalho e desenvolvimento social e econômico. “É entender como as rotinas da educação básica podem se entrelaçar na resolução de problemas locais ou de valorização de territórios criativos ao mesmo tempo em que competências e conteúdos próprios do mundo escolar são desenvolvidos em contexto.”
Já a diretora do Porvir, Tatiana Klix, ressalta que o material inédito é um esforço do Oi Futuro, Porvir e British Council para apoiar redes, escolas e professores a impactar positivamente a vida e os projetos dos jovens. “Levar o empreendedorismo social para o ensino médio é reconhecer o jovem como protagonista na transformação do mundo a sua volta e também da educação.”
Sobre o Oi Futuro
Com atuação em educação, inovação social e cultura, o Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, desenvolve há 14 anos o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de inovação em educação que por meio de parcerias públicos privadas, com as Secretarias de Estado de Educação de Pernambuco e Rio de Janeiro, mantém duas escolas públicas de Ensino Médio integradas a cursos técnicos profissionais de tecnologias digitais. O instituto também atua no fomento ao empreendedorismo social, com mais de 300 iniciativas apoiadas e aceleradas por meio do Labora, laboratório de inovação social criado em 2017.
Sobre Porvir
O Porvir (porvir.org) é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Mantido durante sete anos pelo Instituto Inspirare, em 2019 tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Está presente em mais de 100 países e seus principais parceiros incluem governos, organizações não governamentais e instituições privadas. Desde 1945, promove a cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes, sociedade e educação.