Os dias em casa podem ser uma boa oportunidade para idosos adotarem novos hábitos, principalmente os que beneficiem a saúde do cérebro. Uma mente ativa é sinônimo de vida saudável, autoestima elevada e desenvolvimento das habilidades cognitivas, como atenção, memória e foco. A ginástica cerebral promovida pelo Método Supera Olinda, indicada para todas as idades, é o caminho ideal para quem quer garantir agilidade de raciocínio e facilidade para lidar com as demandas diárias. “À medida que envelhecemos, sofremos perda cognitiva ocasionada pela morte de células neuronais. Com isso, habilidades socioemocionais, éticas e cognitivas entram em declínio e sentimos o impacto em nosso dia a dia quando, por exemplo, não conseguimos pensar em soluções para problemas diários com agilidade ou esquecemos onde colocamos as chaves do carro”, destaca Gizella dos Anjos, educadora do Método Supera Olinda. A profissional listou dicas que podem ser seguidas em qualquer lugar! Confira:
Gizella dos Anjos – Educadora do Método Supera Olinda
Novos hábitos
Para adiarmos o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, podemos adotar alguns hábitos em nossa rotina, como: prática de exercícios físicos, manter uma dieta equilibrada, dormir bem e realizar atividades intelectuais.
Memorização por repetição
Falando especificamente sobre os cuidados com a nossa memória, fazer uso de estratégias mnemônicas facilita o resgate das informações previamente armazenadas. O uso da repetição é um excelente aliado neste processo, pois tudo que é acessado com frequência é sedimentado com mais facilidade. Ao memorizar uma sequência de números ou um pequeno texto, podemos repeti-los mentalmente por partes, dessa forma conseguimos sintetizar mais facilmente.
Associações mentais
Outra forma bastante eficaz é fazer associações mentais. O cérebro tem uma necessidade natural de tornar as informações familiares facilitando assim o processo de codificação. Ao conhecer uma pessoa, podemos associar o seu nome a algum nome semelhante ou à outra pessoa que possua o mesmo nome, por exemplo.
Atenção
É importante salientar que ao colocarmos em prática estas e outras estratégias fortalecedoras da nossa memória, precisamos primeiramente estimular nossa atenção, pois sem a mesma não conseguimos reter elementos importantes.