No ano em que o Instagram completa uma década de existência, a Intrínseca relança O clique de 1 bilhão de dólares em versão e-book com conteúdo extra
 

Em 2010 nascia o Instagram. Ainda em uma versão exclusiva para iPhones, o aplicativo teve mais de 25 mil cadastros em um único dia, o que provocou uma pane no pequeno servidor em Los Angeles. O que alguns não sabem ou não se lembram, é que Michel “Mike” Krieger, um dos idealizadores da rede social, é brasileiro, nascido em São Paulo. O paulistano de hábitos simples se tornou milionário aos 26 anos, depois de vender o Instagram para Mark Zuckerberg, que comprou o aplicativo por nada menos que 1 bilhão de dólares. De lá para cá a rede se reinventou, ganhou novas funcionalidades, como os stories e o IGTV. Para marcar os 10 anos dessa trajetória de sucesso, a Intrínseca lança nova edição exclusiva em e-book de O clique de 1 bilhão de dólares com prefácio de Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano, e um epílogo do autor, o jornalista Filipe Vilicic. Nele, Filipe esmiúça os conflitos internos no Facebook após a venda, desentendimentos com Mark Zuckerberg, a saída dos fundadores do Instagram e faz uma análise dos impactos sociais e psicológicos das redes sociais.
 
Em O clique de 1 bilhão de dólares, Vilicic compartilha detalhes sobre as origens do Instagram, além de explorar os bastidores da surpreendente negociação de Kevin Systrom, principal acionista da empresa, com Zuckerberg, o dono do Facebook. Vilicic descreve com propriedade o ambiente competitivo, frenético e machista, encoberto pela aura de descontração que parece reinar no dia a dia do Vale do Silício. Também conta curiosidades leves, como a origem prosaica dos nomes de alguns filtros de imagens (Juno, por exemplo, é o nome do cachorro de Mike).
 
O clique de 1 bilhão de dólares conta a história de sucesso de um brasileiro low-profile, fã de indie rock e adepto da combinação de camisa xadrez colorida, calça jeans e tênis, que se tornou milionário aos 26 anos em um ambiente extremamente competitivo. O segredo? Ter criado uma ferramenta apaixonante e, ao mesmo tempo, muito fácil de usar. Chamado repetidas vezes de “gênio”, já foi recebido na Casa Branca, a convite da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e se tornou um poderoso personagem da indústria tecnológica. Agora, dez anos depois do início dessa jornada bilionária, Filipe Vilicic revisita a história de sucesso do Instagram em uma nova edição do livro com conteúdo inédito e exclusiva em e-book.

O clique de 1 bilhão de dólares é uma boa janela para os nomes e as grandes sagas que se desenrolam no Vale do Silício. Um campo de competição feroz, de gênios megalomaníacos, de transformações sociais e de cifras inacreditáveis, no qual o triunfo retumbante e o fracasso mais aterrador estão a um clique de distância.”
Joel Pinheiro da Fonseca, Veja
 
“O jornalista Filipe Vilicic observa que a venda do Instagram tornou-se símbolo de uma era em que o sucesso de startups californianas passou a ser medido em bilhões – mesmo que não gerassem lucro.”
Valor Econômico

FOTO PAULO VITALE ALL RIGHTS RESERVED

FILIPE VILICIC é jornalista, colaborador de mídias como piauíÉpoca e UOL. Autor de quatro livros, sendo O clique de 1 bilhão de dólares, que ganha aqui uma segunda edição, seu terceiro. Por dez anos foi editor de Tecnologia, Vida Digital, Ciência e Ambiente da revista e do site de Veja, onde também manteve um blog e vlogs. Antes passou pelo jornal O Estado de S. Paulo e pelas revistas Veja São Paulo e Playboy. Viaja com frequência ao Vale do Silício e a diversos outros polos de inovação. (Foto: Paulo Vitale)

O CLIQUE DE 1 BILHÃO DE DÓLARES, de Filipe Vilicic

Editora: Intrínseca 
E-book: R$ 21,90