O relato de um carioca que, inconformado com a situação de seu estado, mergulhou nas águas turbulentas da política ao se candidatar a governador
Em 2018, ano das últimas eleições no Brasil, o país foi às urnas dividido para eleger presidente e governadores, em meio a um cenário de acirrada polarização entre esquerda e direita. No Rio de Janeiro, esse quadro tinha ainda um detalhe funesto. O estado estava minado pela corrupção generalizada, com dois ex-governadores presos, uma gravíssima crise financeira e a ausência de alternativas políticas renovadoras. Foi quando o advogado e professor Marcelo Trindade, ex-presidente da CVM e um dos mais renomados especialistas em direito societário do país, concluiu que não bastava apenas ocupar cargos técnicos no setor público e contribuir financeiramente para as causas nas quais acreditava, como vinha fazendo até aquele momento. Para ele e outros de sua geração, era chegada a hora de se colocar por inteiro no esforço de encontrar o caminho para a recuperação do estado.
O caminho do centro é a história da candidatura ao Governo do Rio deste estreante na política, numa eleição que acabou vencida por outro outsider, Wilson Witzel, atualmente afastado do cargo. Um relato autêntico e desprovido de preocupações eleitorais, em que o autor conta o que viu e viveu durante os meses de campanha. Dos bastidores até as surpresas e aprendizados do corpo a corpo nas ruas, sem deixar de abordar nenhum dos temas espinhosos que nos vêm à cabeça ao pensar em eleições: o marketing agressivo das redes sociais e as fake news, o financiamento de campanha e o fundo partidário, as dinâmicas entre candidatos e partidos, a relação com a imprensa e a falta de propostas claras e viáveis nas plataformas das candidaturas.
Trabalhando nos bastidores pela possível candidatura do ex-técnico da seleção de vôlei Bernardinho, que não se realiza, Marcelo surge em cena como nome do Partido Novo. Das primeiras articulações em seu favor até a derrota nas urnas, este livro revela um percurso de campanha repleto de relatos humanos, das ruas e dos debates, sem esconder o improviso e uma certa inocência do político novato. Um livro sobre política escrito da perspectiva de um cidadão, O caminho do centro fala de eleições e partidos, mas com a voz de um homem independente, que vê a vida pública como uma obrigação de servir bem.
MARCELO TRINDADE nasceu em 1964 em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. É advogado desde 1986 e professor de direito civil na PUC-Rio desde 1993. No segundo governo de FHC foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que presidiu no primeiro governo Lula. Foi também presidente do Council of Securities Regulators of the Americas (COSRA) entre 2004 e 2005 e vice-presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa entre 2009 e 2015. Como advogado nas áreas do direito societário e do mercado de capitais, assessorou grandes empresas em algumas das maiores operações e disputas empresariais do país, e atuou como parecerista ou árbitro em outras. É autor de dezenas de artigos jurídicos em revistas e coletâneas especializadas e publica regularmente artigos de opinião em jornais no Brasil. Foi um dos organizadores de 130 anos: Em busca da República, publicado pela Intrínseca. Em 2018, concorreu nas eleições para governador do Rio de Janeiro pelo Partido Novo. (Foto: André Pinto)
O CAMINHO DO CENTRO, de Marcelo Trindade
Páginas: 288
Editora Intrínseca
Livro: R$ 49,90
E-book: R$ 24,90