Lives, playlists e muito bate-papo estarão disponíveis nas redes sociais do museu, que se une à Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram
Recife, 04 de setembro de 2020 – Desde o início da pandemia, os museus encontram-se impossibilitados de proporcionar a interlocução sociocultural e presencial com os seus visitantes. Deslocando as ações educativas para as plataformas digitais, o Centro Cultural Cais do Sertão mantém uma robusta programação virtual fixada nos perfis do Instagram, Spotify e YouTube do espaço. Gratuita e acessível, ela permite que os internautas tenham acesso ao vasto conteúdo produzido pelo time de educadores do museu.
Antenado às novas ferramentas, o Cais traz ainda mais novidades para o mês de setembro. Na live do Papo de Museu desta terça-feira (8), a arte-educadora Ariana Nuala vai discorrer sobre o papel da arte nos museus e do legado do Murillo La Greca. O bate-papo, às 17h, será mediado pela educadora Viviane Sampaio no IG @caisdosertao.
Ao longo da semana, o público poderá participar de outros debates e consumir vídeos interativos e playlists temáticas – idealizadas pelos músico-educadores da casa, Anderson Silva e Diogo do Monte. “ Do Sertão cantado por Gonzaga às representações culturais em geral, temos aproveitado bastante tudo o que compõe a nossa cultura para promover debates sobre arte, gestão e memória neste período em que as pessoas têm ficado mais em casa. Durante a pandemia, conseguimos um feito muito positivo, que foi ampliar o nosso trabalho enquanto instituição museológica”, analisa o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Na próxima quinta-feira (10), o Conexão Cais, quadro online que promove a interlocução com artistas e acadêmicos, recebe o rapper e compositor Zé Brown. O artista vai tratar do cenário do rap no Estado. O bate-papo, às 17h, será mediado por Diogo do Monte. As edições subsequentes dos quadros Conexão Cais e Papo de Museu serão voltadas à preservação e reflexão da arte como expressão. Gestores dos Museu Comunitário Olho Vivo do Tempo e Museu do Estado são esperados nas lives.
Fotografia, mapas e brasões são o foco dos programetes do Cais em Casa. O vídeo da semana vai focar as técnicas de fotopintura, de sua gênese ao uso para coloração e restauração de fotografias. A seguir, os seguidores conhecerão a geografia e heráldica que compõem o nosso Sertão.
As playlists temáticas contam com ampla gama de ritmos. Abrindo o mês, a seleção “Joias da coroa” conta com clássicos de Arlindo dos 8 Baixos, Dominguinhos e Luizinho Calixto – os únicos artistas que herdaram as sanfonas de Gonzagão. A curadoria mensal reserva ao ouvinte seleções de artistas como Zé Brown e Daya DJ. O acervo musical pode ser acessado gratuitamente no Spotify do Cais.
PRIMAVERA DE MUSEUS
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 14ª edição do Primavera de Museus deste ano será toda online, dos dias 21 a 27 de setembro. A ação visa a interação entre instituições museológicas brasileiras, promovendo atividades gratuitas para todos os públicos. Tendo como ponto de partida o tema “Mundo Digital: Museus em transformação”, o Cais do Sertão adapta a sua programação especialmente para o evento, trazendo pensadores e gestores para o debate acerca das transformações sociais.
No Papo de Museu, transmitido na terça-feira, 22 de setembro, pelo @caisdosertao, a diretora e mestra em Antropologia (UFPE) Júlia Morim depõe sobre a experiência de filmagem da série documental “Saber da Parteira”, exibido pela TV Pernambuco. A conversa será mediada por Rosélia Adriana, museóloga do Cais. O documentário é da produtora Bebinho Salgado 45, com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, e valoriza o ofício da parteira tradicional. A produção nasceu em maio, mês em que celebra o Dia da Parteira.
A série agrega as ações de valorização aos saberes dessas mulheres salvaguardados pelo Museu da Parteira, Coordenado pelos Grupo Curumim, Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer (DAM/UFPE) e pelas Associações de Parteiras Tradicionais de Jaboatão dos Guararapes e de Caruaru. A instituição configura-se como espaço de reflexão, debate e ativismo e, por isso, foi condecorada com o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural na categoria de memória e acervo documental.
Encerrando o mês, o Conexão Cais do dia 24 traz como convidado especial o coordenador do Galpão das Artes, Fábio André. O espaÇo funciona em Limoeiro, e é referência como centro cultural na Zona da Mata do Estado. Durante o debate, mediado por Sandro Santos, a dupla discorre sobre as memórias do interior e a solidariedade a partir da arte. O programa pode ser acompanhado no Instagram, a partir das 17h.
SERVIÇO:
Lives que figuram no IG @caisdosertao:
08/09 – Papo de Museu com Ariana Nuala do Museu Murillo La Greca, às 17h;
10/09 – Conexão Cais com Zé Brown, às 17h;
15/09 – Papo de Museu com Museu Olho Vivo do Tempo, às 17h;
22/09 – Papo de Museu com Júlia Morim sobre o “Saber das Parteiras;
24/09 – Conexão Cais com Fábio André do Galpão das Artes