Mesmo com tudo o que havíamos projetado para 2020, ninguém esperava que uma pandemia fosse responsável por abalar o cenário econômico mundial. Para liderar em tempos de tanta incerteza, os donos de pequenas e médias empresas, mais do que nunca, devem ter planos em mente.
Para a professora e consultora financeira, Rafaela Gallote, embora o momento seja delicado, é preciso se adaptar às novas realidades do mercado. “Estamos vivenciando um cenário difícil para os negócios, por isso, é importante se adaptar ao mercado, as necessidade dos serviços, os empregos e a renda das pessoas. Buscar inovar e renovar os empreendimentos podem trazer excelentes resultados para enfrentar a crise causada pela pandemia”, explica Rafaela.
Gallote lista ainda algumas dicas para empreender em época de pandemia:
- Neste momento, é necessário se aproximar dos clientes. Use as mídias disponíveis para fazer contato, criar uma relação de empatia e de proximidade, além de apresentar seus produtos e serviços, e as facilidades que você disponibiliza (como canais de pagamento, opções de recebimento do produto).
- Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto.
- Adeque os produtos ao momento e pratique preços justos.
- É urgente se reinventar. Caso isso não seja possível, busque parcerias com outras
empresas. Isso pode trazer novas oportunidades de negócios. - Treine a equipe. Estamos vivenciando um momento totalmente novo, por isso é
necessário termos pensamentos, comportamentos e posicionamentos novos. - Olhar para o futuro, sempre é possível aprender com cada experiência que você tem como empreendedor. Ter a coragem de fazer algo novo indica que os obstáculos e erros são inevitáveis. Reserve um tempo para refletir sobre o futuro e como você pode se preparar caso um evento assim aconteça novamente.
- Tenha uma estrutura para enfrentar todo esse momento, uma consultoria financeira pode auxiliar trazendo visões mais técnicas.
Fonte: via assessoria de imprensa