Estudos comprovam que rotina de limpeza da boca pode diminuir o potencial de contágio e propagação do novo coronavírus
A boca é a porta de entrada para diversas doenças que atingem o organismo, em especial as respiratórias, como a Covid-19, responsável pela pandemia mundial declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março deste ano. Por isso, o cuidado com a higiene bucal se torna um importante aliado na prevenção da doença.
Além de manter uma rotina básica de limpeza da boca depois das refeições, o que inclui escovação e fio dental, a utilização de um enxaguante bucal que tenha clorexidina ajuda, inclusive, a eliminar a carga viral do novo coronavírus, garante a odontologista Dr. Patrícia Bertges.
“Há estudos que relatam que os enxaguantes bucais, esses que encontramos em farmácias, podem reduzir a propagação do vírus. Inclusive, o gargarejo do produto antes das consultas tem sido uma medida que venho tomando em meu consultório”, conta Patrícia.
E muito importante: não se pode esquecer de higienizar a língua. “Nela habitam diversas bactérias que também podem causar doenças, por isso, é preciso que sua limpeza seja diária”, relembra a odontologista. Além disso, a dentista ressalta que é importante manter as mãos longe das áreas do rosto que contém mucosas, tais quais boca, nariz e olhos, que facilitam a entrada do vírus.