Best-seller incentiva o autoconhecimento e ensina o leitor a se comunicar de forma eficaz com todos os tipos de pessoas
 

Em Cercado de idiotas, Thomas Erikson traz uma proposta ao mesmo tempo simples e pioneira: um método de avaliação baseado em quatro categorias de personalidade que correspondem às cores vermelho, amarelo, verde e azul. Ao compreender o comportamento de cada cor, o leitor vai aumentar seu autoconhecimento, aprimorar suas habilidades sociais, mediar conflitos com confiança e tirar o melhor das pessoas com quem convive. O livro foi publicado em mais de 20 países e vendeu 1,5 milhão de exemplares.

Foi após uma entrevista desastrosa com um empreendedor de sucesso — genuinamente convencido de estar “cercado de idiotas” — que o especialista em comunicação Thomas Erikson passou a se dedicar à missão de entender como as pessoas funcionam e por que temos dificuldade de desenvolver uma conexão com certos tipos de indivíduos.

O interessante sistema apresentado por Erikson no livro revela que as pessoas classificadas na cor vermelho são ousadas e arrojadas, naturalmente líderes e com objetivos ambiciosos. O amarelo é associado a indivíduos verdadeiramente sociais, criativos e otimistas. Os seres mais abnegados, calmos, amistosos e leais aparecem relacionados ao verde. Indivíduos com mente aguçada, analíticos e atentos aos detalhes são vinculados ao azul.

Em uma simples reunião de trabalho é possível identificar esses tipos. Sempre há aquele que se considera o único que sabe o que está falando. Ou o sujeito que desvia do assunto e conta uma história sem fim que, ao menos para ele, é engraçadíssima. Há também os que ficam em silêncio, morrendo de medo de serem chamados para falar, e aqueles que se enterram sob uma avalanche de planilhas e se irritam quando alguém quer improvisar. Certamente você se reconheceu ou conhece alguém assim. 

Em Cercado de idiotas, o autor ensina como se comunicar de maneira eficaz com as pessoas no trabalho e na vida de forma clara e objetiva. Erikson também compartilha dicas sobre linguagem corporal e comunicação escrita, além de conselhos valiosos sobre quando é hora de ir com tudo ou se é melhor dar um passo atrás e agir com mais cautela.

“Um guia útil para se comunicar com os incomunicáveis. Escrito com clareza, bem estruturado e fácil de entender.” 

Publishers Weekly


THOMAS ERIKSON é especialista em comunicação. Nas últimas duas décadas, treinou mais de cinco mil executivos para serem líderes melhores e mais eficientes. Além de Cercado de idiotas, é autor de Cercado de psicopatas Cercado de péssimos chefes, que também serão publicados pela Intrínseca. (Foto: Maria Östlin)

CERCADO DE IDIOTAS, de Thomas Erikson

Tradução: Ananda Badaró
Editora: Intrínseca
304 páginas
Impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90