O artista vencedor de dois BET Awards, indicado ao Brit Awards e ao Grammy, um dos maiores expoentes da música africana, cantor e produtor Burna Boy lançou nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, o álbum “Twice As Tall” em todas as plataformas digitais. Quinto projeto de estúdio do artista nigeriano, “Twice As Tall” foi produzido durante o período da pandemia por Sean “Diddy” Combs, Bosede Ogulu e pelo próprio Burna Boy.

Gravado principalmente em Lagos, na Nigéria, “Twice As Tall” traz uma
variada mistura de sonoridades em 15 faixas, 11 produzidas por produtores nigerianos – dessas, oito são assinadas pelo Spaceship Collective. O álbum conta ainda com participações de Chris MartinStormzyNaughty by NatureYoussou N’Dour e Sauti Sol. “‘Twice as Tall’ é um álbum que fala de um período da minha vida. É um trabalho sobre a luta por liberdade. Um álbum sobre a vida como um todo, a vida real, as coisas boas e ruins, os momentos felizes, tristes, e aqueles que foram memoráveis”, revela Burna.

O novo trabalho apresenta um álbum com raízes africanas fortes e reais, mesclado a um som contemporâneo que conversa com todas as raças e nações, trazendo mensagens necessárias com um som melódico e poderoso, que está cada vez ressoando mais alto.

Além do lançamento, Burna Boy também anunciou a publicação de “The Secret Flame”, uma história em quadrinhos biográfica, narrada por seu avô Benson Idonije (jornalista, crítico musical e empresário do lendário músico Fela Kuti). A história também ganhou uma animação que mostra Burna Boy numa jornada de autodescoberta, enquanto segue seu caminho rumo ao sucesso global. Para assistir, clique aqui!

Fazendo um paralelo entre as realizações, vulnerabilidades e, ao mesmo tempo, uma mensagem forte de perseverança em tempos de incerteza, “Twice As Tall” mostra o poder do afrofusion, gênero criado por Burna Boy. “Alarm Clock”, por exemplo, produzida por P2j e coproduzida por Diddy, é um daqueles sons únicos que glorificam o gênero difundido pelo artista nigeriano.

Entre os destaques do projeto, a faixa “Monsters You Made”, produzida por LeriQ, traz Burna Boy e Chris Martin (Coldplay) numa fusão de reggae e rock. A faixa faz um protesto contra a falta de educação, aborda a injustiça histórica e social do Delta do Níger, na Nigéria, a tomada de terras e recursos africanos, o racismo, a brutalidade policial e a corrupção.

O cantor lançou recentemente o single “Wonderful”, que deu ao público o tom do que esperar neste novo trabalho e recebeu inúmeros elogios da mídia como Rolling Stone, TIME, Entertainment Weekly, entre outras. O single, que já ultrapassou a marca de 4 milhões de visualizações com o clipe no YouTube, fala sobre o impacto da música na vida das pessoas.

“Wetin Dey Sup”, produzida por Telz e co-produzida por Timbaland, é marcada por tiros e sirenes que avisam: “eles só respeitam o dinheiro e a violência”, e mostram a luta da juventude nigeriana.
 
Em entrevista recente ao The New York Times, Burna Boy falou sobre sua ligação espiritual com a música, os desafios em ser um porta-voz de suas raízes, e a importância da valorização cultural. O jornal foi categórico em afirmar que Burna “é um líder em meio a abundância do pop africano. Burna Boy não diluiu sua herança africana para atingir o público global. Em vez disso, ele deixou uma marca inconfundivelmente africana na música, um reflexo de toda a África e de toda a diáspora africana”. Para ler a entrevista completa, clique aqui.

Saiba mais sobre Burna Boy:

Damini Ebunoluwa Ogulu Rex, conhecido artisticamente como Burna Boy, começou a se envolver com música ainda na infância. Burna é reconhecido pela sonoridade carregada de influências africanas, com letras fortes, celebrando o flow característico de um artista performático em plena ascensão.
 
Burna Boy lançou o primeiro trabalho em 2009, com a missão de levar a música africana e suas raízes para todo o mundo. Desde então, colecionou diversos hits nos charts globais, como “On The Low”“Ye” e “Anybody”, além de colaborações com Major Lazer, Dave, Stormzy e, mais recentemente, Sam Smith e Beyonce, no projeto “Black Is King”.
 
Com quatro álbuns lançados, Burna Boy atingiu o #1 na Billboard com “African Giant”, que se tornou o disco de um artista africano mais ouvido da história, ultrapassando a marca de 1 bilhão de streams globais. Burna recebeu dois BET Awards como “International Act”, além indicações ao BRIT Awards e ao Grammy. Recentemente o artista foi capa da revista NME e da The Guardian Weekend.

Confira a tracklist completa de “Twice As Tall”:

  1. Level Up (Twice As Tall) feat. Youssou N’Dour
  2. Alarm Clock
  3. Way Too Big
  4. Bebo
  5. Wonderful
  6. Onyeka (Baby)
  7. Naughty By Nature Ft. Naughty By Nature
  8. Comma
  9. No Fit Vex
  10. 23
  11. Time Flies feat. Sauti Sol
  12. Monsters You Made feat. Chris Martin
  13. Wetin Dey Sup
  14. Real Life feat. Stormzy
  15. Bank On It