Especialista revela todos os cuidados que estão sendo tomados para realizar procedimentos eletivos com total segurança

Com a suspensão das procedimentos cirúrgicos eletivos por conta da pandemia do novo coronavírus, muita gente viu seu sonho de realizar a cirurgia plástica ser adiado por tempo indefinido. Para alívio geral, os casos da Covid-19 arrefeceram e o Governo pôde liberar a volta de diversas atividades. 

Mas como a área médica está atuando neste momento em que, tudo está abrindo, mas ainda não há vacina ou remédio comprovado no combate ao novo coronavírus?  Segundo a Dra. Michelle Lacerda, cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que atende no Recife, passado mais de um mês da liberação das cirurgias, é possível observar que o que já era ultra seguro, agora está ainda mais: “Para as consultas, o cuidado já começa na chegada ao prédio: existem marcações mantendo a distância entre os visitantes, na entrada de acesso aos elevadores, há controle de temperatura com termômetro infravermelho, além do álcool em gel disponível em vários pontos. Nos elevadores, espaço e limitação da quantidade de pessoas ao mesmo tempo.” – explica.

As precauções seguem: “Logo na entrada do consultório, há um dispenser com álcool em gel. Também cuidamos no distanciamento entre os pacientes na recepção: nós já atendíamos com hora marcada e, agora, fazemos o agendamento em horários escalonados para evitar aglomerações. Além disso, algumas poltronas estão bloqueadas para manter o distanciamento. E colocamos placas com informações de boas práticas de prevenção.” – enumera e completa: “todos os profissionais atendem sem adornos, usando todos os EPI´s necessários, incluindo faceshield, máscaras e luvas descartáveis”.

Na cirurgia em si, também mais cuidados: “Todos os procedimentos de biossegurança estão sendo realizados com menor intervalo e novos protocolos de desinfecção foram integrados. Tudo isso além do distanciamento social, higienização e uso de EPIs. Os exames pré-operatórios, agora, incluem o teste de anticorpos para o novo coronavírus e, no meu caso, só tenho realizado cirurgias em prédios que chamamos de ‘corona free’, ou seja, onde não há pacientes de Covid internados” – encerra. 

Serviço:
Dra. Michelle Lacerda – Cirurgiã Plástica, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
RioMar Trade Center, Torre B: Sala 603

Fone: (81) 3877. 2732