O Hospital Santo Amaro (HSA), mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife, encerrou, na última semana, as atividades na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19, que estava funcionando desde maio, sob determinação da Secretaria de Saúde de Pernambuco. O HSA, que atua como retaguarda do Estado, foi acionado para desafogar a ocupação nas UPAs e hospitais da rede pública durante a pandemia. Foram 64 dias de muito trabalho, tensão e superação, mas o sentimento das equipes é de missão cumprida e de gratidão por terem contribuído em um dos momentos mais desafiadores para a Saúde no Brasil e no mundo.

“Agradeço e parabenizo a todos os profissionais que atuaram em nossa UTI neste período tão difícil, que se dedicaram com muito amor e respeito pelos nossos pacientes, que lutaram incansavelmente pela vida”, destacou a diretora médica Roberta Almeida. Para Julyanna Laranjeiras, enfermeira supervisora da UTI, a parceria entre os colegas de equipe foi fundamental para o bom desempenho da unidade. “Foram lutas diárias, mas vencemos graças ao empenho e a cumplicidade da equipe que vestiu a camisa, que redobrou o carinho e o cuidado com os nossos pacientes, com os familiares… Apesar do curto período, e também das perdas que tivemos, acredito que fizemos um bom trabalho, o melhor que pudemos”, avaliou. 

Humanização

Inspirada no programa Visitas Virtuais, implantado pelo Governo de Pernambuco, a Santa Casa de Misericórdia também apostou nas videochamadas por meio dos tablets para amenizar a dor e saudade dos pacientes internados com Covid-19. “Sabemos bem o sofrimento de cada parente, com a restrição de visitas. E a ausência de notícias pode gerar medo e insegurança”, pontua a diretora médica Roberta Almeida. Além das videochamadas, eram repassados diariamente boletins diários para as famílias, por telefone. Internada no Hospital Santo Amaro por 23 dias com Covid-19, Thalitta Fernanda Pereira deixou a UTI curada e agradeceu pelos cuidados que recebeu na instituição. “Primeiramente, agradeço a Deus por estar viva. E segundo agradeço a equipe deste hospital, pois sem eles eu não estaria aqui para ver minha minha filha, minha família novamente”, relatou.

Ambulatório do HSA retoma atividades

O ambulatório do HSA também voltou a atender o público em julho. Para evitar aglomerações dentro da unidade, foram instalados toldos para acomodar os pacientes na área externa, além da demarcação de assentos e medição de temperatura na entrada. A utilização das máscaras é obrigatória para todos e há pias e dispensadores de álcool gel à disposição. Equipes foram treinadas e estão auxiliando e dando orientações ao público. “São medidas importantes neste momento de retomada gradual das atividades, que reforçam a proteção aos nossos colaboradores e aos usuários. Estamos prontos para recebê-los”, afirma a gerente de Gestão Hospitalar, Cléo Alves. O atendimento no ambulatório do HSA é feito por meio da Central de Regulação do estado. No local, são oferecidas consultas em mais de 20 especialidades médicas e cerca de 15 tipos de exames em seu Centro de Imagem e Diagnóstico.

Sobre o Hospital Santo Amaro

Localizado na Avenida Cruz Cabugá e administrado pela Santa Casa, o Hospital Santo Amaro é uma instituição filantrópica e atua como retaguarda da rede pública de saúde. Embora não ofereça atendimento de emergência, a unidade funciona ininterruptamente 24 horas, atendendo pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos do Estado. Ao todo, sua estrutura dispõe de 131 leitos (entre especialidades clínicas, cirúrgicas e UTI). A unidade possui uma média de consultas ambulatoriais de 6.000/mês e 400 cirurgias/mês. O “carro-chefe” é a Ortopedia. Em janeiro de 2020, por exemplo, o HSA realizou 407 cirurgias, sendo 253 de Ortopedia, ou seja 62% do total. Na sequência vêm as cirurgias vasculares e cirurgia geral.

O HSA também administra diversos projetos em parceria com a Prefeitura do Recife (PCR), entre eles as Unidades de Acolhimento (UAs), as Residências Terapêuticas (RTs), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), o projeto de Saúde Bucal e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). Ao todo, a Gerência de Projetos Municipais da Santa Casa Recife emprega cerca de 430 funcionários e atende cerca de 760 usuários por mês.