Projeto vai proporcionar aos turistas vivências da história, cultura e gastronomia da cidade no período de 15 a 19 de julho, com transmissão pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube
O Sesc realiza, de 15 a 19 de julho, uma experiência diferente de viagem idealizada pela unidade de Arcoverde. É a “Excursão Virtual – Uma Viagem Cultural a Arcoverde”, versão online do Sesc Tour Cultural que acontece, anualmente, quando os turistas chegam à cidade para grandes festas populares como o Carnaval e o São João. Os cinco episódios serão transmitidos pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube e disponibilizados sempre às 20h.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link https://forms.gle/QLsxGmxgoBzaHAe98. “Em todos os episódios, o público vai poder apreciar as tradições da cidade que é um dos polos culturais mais importantes de Pernambuco. Será um passeio para conhecer a história, a cultura e a gastronomia do Portal do Sertão pernambucano”, enfatiza Pedro Brandão, turismólogo do Sesc Arcoverde.
O projeto vai ser conduzido pela dupla Matheus e Catirina, figuras características dos folguedos nordestinos. Na quarta-feira (15), o primeiro episódio é um passeio pelas dependências do Sesc Arcoverde, mostrando o Espaço Escadaria, a Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado e o Teatro Geraldo Barros; e depois, pelo Ponto de Cultura Orquestra Sertão, que aposta no desenvolvimento de uma programação cultural com oficinas, eventos de música de raiz e teatro, exposições e exibições, e tem uma abordagem formativa do fazer e do consumo das artes.
Nos episódios da quinta (16), sexta (17) e sábado (18), Matheus e Catirina vão visitar as sedes dos principais grupos de samba de coco da região, sendo que, em cada uma delas, será preparada uma receita de um prato típico da região. Primeiro, o Samba de Coco das Irmãs Lopes e o delicioso munguzá; depois, no Coco Trupé, tem o xerém; e por fim, no Raízes de Arcoverde, o bolo de coco.
Encerrando o projeto, no domingo (19), a excursão virtual chega ao Complexo Cultural Estação da Cultura, que abriga o Espaço Circulador, a Capoeira Muzenza, o Boi Maracatu, o Java Graffite, os ateliês Lira Criações e Arte de Reciclar, o Teatro de Retalhos, a Tropa do Balacobaco e o Espaço da Palavra. “A Excursão Virtual será a forma de proporcionarmos a pessoas de todo o mundo uma vivência, mesmo que remota, dos principais atrativos de Arcoverde”, afirma Filipe Queiroga, coordenador regional de Turismo Social do Sesc PE.
Sesc – O Serviço Social do Comércio, seguindo as orientações de isolamento social determinadas pelo Governo de Pernambuco, em razão da pandemia do novo coronavírus, está realizando seus trabalhos em regime home office. Ações das cinco áreas fins da instituição (Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde) estão sendo realizadas com o auxílio de plataformas digitais, que contribuem para que a interação não seja interrompida. Aulas gratuitas de Pré-Enem e cultura, além do conteúdo da Educação Infantil e Ensino Fundamental estão sendo transmitidos à distância, assim como dicas de leitura, atividades físicas, brincadeiras e jogos. Profissionais da saúde estão repassando informações educativas de prevenção e combate ao Covid-19 para o público infantil, jovem, adulto e idoso. Ao mesmo tempo, o Banco de Alimentos da instituição está em campanha, em todo o estado, para arrecadar cestas básicas, alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza e itens de higiene. Para conhecer mais sobre o Sesc e saber de novas decisões e determinações neste período de quarentena, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço – Excursão Virtual – Uma Viagem Cultural a Arcoverde
Data: de 15 a 19 de julho
Transmissão: canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/QLsxGmxgoBzaHAe98
Episódios:
Quarta (15/07), às 20h
Vivências no Sesc Arcoverde e no Ponto de Cultura Orquestra Sertão
Quinta (16/07), às 20h
Vivência no Samba de Coco Irmãs Lopes
Sexta (17/07), às 20h
Vivência no Samba de Coco Trupé
Sábado (18/07), às 20h
Vivência no Samba de Coco Raízes
Domingo (19/07), às 20h
Vivência no Complexo Cultural Estação da Cultura