Salvando la Distancia foi originalmente escrita pensando na distância geográfica entre um pai e uma filha pequena que se encontravam em dois países separados por alguns milhares de quilômetros. Mas hoje, em meio a pandemia, a distância adquiriu novas características deixando as grandes cidades vazias. Inspirado por isso, Daniel Drexler lança hoje, dia 29 de junho, o clipe do single, que fará parte do próximo álbum “Aire”.
O curta alterna Daniel cantando em estúdio, com cenas de ruas vazia de cidades de São Paulo, Buenos Aires, Nova York, Montevideo, Cidade do México, Madrid e Wuhan, em branco e preto. Assista aqui. A gravação das cenas em estúdio foi feita no Brasil e foi a última viagem do artista e sua equipe antes do fechamento das fronteiras.
“A experiência de gravar com René e sua equipe significou a possibilidade de agregar uma nova dimensão emocional à minha música. Sempre sonhei com a possibilidade de filmar um filme, de estar em um set de gravação com o diretor gritando: ação! Adorei a ideia de gravar tudo com uma única câmera montada sobre um dolly e com planos longos, com movimentos harmoniosos e com muitas transições de foco. Vivi os dias de preparação e gravação como se fosse um sonho transformado em realidade. Estou muito agradecido com a enorme quantidade de pessoas que participaram deste projeto e, sobretudo, feliz com o resultado que será entregue ao público”, destaca Drexler.
A gravação do vídeo foi realizada em janeiro de 2020, nos estúdios da TECNA, em Viamão. Segundo o diretor René Goya: “esse encontro foi cheio de arte e criatividade. Partimos da concepção de gravar em um único local e explorar ao máximo as possibilidades de um cenário feito só de luz. Com a produção da Estação Filmes e nossos parceiros Lucas Cunha, fotografia, e Tiago Retamal, da arte, trabalhamos num conceito estético que traduzisse visualmente o clima das canções”.
“Somos uma espécie gregária, precisamos nos encontrar, nos abraçar peito com peito. Estamos vivendo um momento de ressignificação do que é carinho e cuidado. Pode parecer paradoxo, mas manter a distância é a única forma de nos cuidarmos, de dar amor”, destaca Daniel Drexler, ressaltando que a distância, agora, se estabelece entre pessoas que às vezes estão separadas por alguns metros dentro da mesma cidade. “O sentimento de irrealidade é ainda maior, considerando que temos todas as ferramentas de comunicação que a revolução digital nos deu. No entanto, não há rede social ou vídeo chamada que possa substituir um abraço, um beijo”, reflete.
“Aire”, que será lançado ainda este ano, é mais do que um disco, é um projeto audiovisual. As músicas foram gravadas no Uruguai com a produção de Fede Wolf e os vídeos gravados no Brasil com uma equipe de cinema com a direção de Rene Goya (indicado ao Grammy Latino 2018).