Decolou na tarde de hoje (07/05), o primeiro voo da LATAM com destino a Guangzhou, China, para buscar equipamentos de saúde, como respiradores – essenciais ao tratamento de pacientes com COVID-19 – e mais itens para a Prefeitura do Rio de Janeiro. A aeronave partiu de São Paulo/Guarulhos e está programada para retornar ao Rio de Janeiro no dia 12 de maio, trazendo os ventiladores mecânicos, máscaras, monitores, entre outros materiais que serão utilizados no combate à doença.
O transporte de 160 toneladas de aparelhos médicos será realizado em seis voos que devem ser operados por aeronaves Boeing 777 de passageiros adaptadas para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade de transporte.
Dentro do Brasil, a LATAM também segue contribuindo para o abastecimento dos estados com o transporte dos itens essenciais para combate à COVID-19. Desde 02 de março, já foram realizados mais de 100 voos para o transporte de cerca de 500 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.
Transporte de médicos
Além das parcerias com o Governo Federal e com a cidade do Rio de Janeiro, a LATAM Airlines Brasil também está transportando profissionais de saúde para atuar no combate à COVID-19. Os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia possuem isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque. O objetivo da LATAM com essa atividade é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com essa crise sem precedentes.
Sobre LATAM Airlines Group S.A
O Grupo LATAM Airlines é o principal grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos maiores do mundo em conectividade. Oferece serviços aéreos para 145 destinos em 26 países, e está presente em seis mercados domésticos da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) e mantém operações internacionais na região e para Europa, Estados Unidos, Caribe, Oceania, África e Ásia.
O Grupo LATAM Airlines tem mais de 42 mil funcionários e opera aproximadamente 1.400 voos diários e mais de 74 milhões de passageiros transportados ao ano.
Com uma frota jovem e moderna, o Grupo LATAM Airlines conta com 332 aviões, incluindo Boeing 787, Airbus A350, A321 e A320neo como os modelos mais modernos em suas categorias.
O Grupo LATAM Airlines é o único grupo de companhias aéreas da América e um dos três no mundo a ingressar no Índice de Sustentabilidade Dow Jones World, pelo sexto ano consecutivo, tendo sido reconhecido por suas práticas sustentáveis, com base em critérios econômicos, sociais e ambientais.
As ações do Grupo LATAM Airlines são negociadas na bolsa de Santiago e na bolsa de Nova York em forma de ADRs.