Com o fim do período carnavalesco, abre-se a temporada de música erudita. A “Sinfonieta UFPE” e o “Coro da Academia de Ópera e Repertório” trazem, no dia 7 de março, às 19h, o concerto “TCHAIKOVSKY 180 anos”, continuação da série “Grandes Mestres da Música Clássica”, que celebrará o 180º aniversário de nascimento do célebre compositor russo. A direção artística e a regência são do maestro Wendell Kettle.

Neste concerto serão apresentadas a Abertura-fantasia “Romeu e Julieta”; o célebre Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35, com o solista Gilson Filho; e dois coros da ópera Eugene Onegin: Coro dos Camponeses “Minhas pernas velozes doem de tanto andar…” do ato I, cena 1; e o Coro e  Valsa “Vejam que surpresa!…” do ato II, cena 1.

“Essa é a nossa quarta temporada artística e, por isso, estamos muito felizes e confiantes de que teremos mais um ano de sucesso! De 2017 para cá, percebemos a evolução e o desenvolvimento do trabalho: a cada ano mais óperas têm sido incluídas na programação. Em 2019 realizamos o I Festival de Ópera de Pernambuco, evento de caráter inédito em nossa Região, e esperamos poder realizar o segundo festival em 2020, assim como daremos continuidade à série “Grandes Mestres da Música Clássica” que abre esse ano tão especial com esta grande homenagem a Tchaikovsky”, conta o maestro Kettle.

Piotr Ilitch Tchaikovsky, nasceu em Votkinsk, na Rússia, em 7 de maio de 1840 e faleceu em São Petersburgo, em 6 de novembro de 1893. Um dos mais proeminentes compositores russos e de toda a música erudita, deixou um legado de obras valiosíssimo para a humanidade com destaque para suas sinfonias, pelas óperas Eugene OneginRainha de Espadas e Iolanta, pela Abertura 1812 e seus famosos balés O lago dos cisnesA bela adormecida e O quebra-nozes.

Gilson Filho, violino é violinista premiado internacionalmente e com larga experiência tanto como músico de orquestra quanto como solista. Ele é mestre em performance pela Universidade do Novo México (EUA), onde teve a orientação do violinista Dr. Cármelo de los Santos. É Bacharel em Artes (violino) pela Nicholls State Universityna classe do Professor James Alexander, e atualmente é Coordenador Pedagógico do projeto social Orquestra Criança Cidadã e spalla da “Sinfonieta UFPE”.

Wendell Kettle (direção musical e regência) é doutor em Regência Sinfônica e Operística pelo Conservatório Estatal “Rimsky-Korsakov” de São Petersburgo – Rússia, onde recebeu a orientação do maestro Aleksander Polischuk (performance) e do Dr. Vladimir Goryachyr (tese), com bolsa do Programa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Émestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde teve como orientador o maestro Henrique Morelenbaum; é Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde estudou regência com os maestros Samuel Kerr, Jorge Salim Filho e Ronaldo Bologna, e composição com Villani-Côrtes, Edson Zampronha e Eduardo Escalante.

Atualmente, é membro do programa de aperfeiçoamento, como regente, da Academia do Teatro Mariinsky (São Petersburgo), maestro convidado do Teatro “Helikon-Ópera” (Moscou) e desde junho de 2016 é professor de Regência do Departamento de Música da UFPE onde criou os projetos de extensão “Sinfonieta UFPE” e “Academia de Ópera e Repertório da UFPE” com os quais tem desenvolvido intenso trabalho artístico-musical e temporadas com concertos e óperas desde 2017 em Pernambuco.

Serviço

Concerto “TCHAIKOVSKY 180 anos

Gilson Filho, violino

Coro da Academia de Ópera e Repertório

Sinfonieta UFPE

Wendell Kettle, direção musical e regência

Data: 7 de março de 2020 (sábado)

Horário: 19h

Duração aproximada: 1h30

Classificação: livre

Local: Teatro de Santa Isabel – Praça da República s/n. Recife-PE

Ingressos apenas na bilheteria do Teatro: R$ 30,00 (R$ 15,00 – meia entrada)