Dupla mineira traz ao palco do festival seu rap inovador cheio de humor, crítica social e toques de candomblé
 

A dupla mineira Hot & Oreia traz ao Rec-Beat o seu rap cheio de sátira, humor, crítica social e estilo. Revelação do gênero no cenário nacional, o duo é mais uma atração confirmada na edição comemorativa de 25 anos do festival. O evento é gratuito e acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro, no Carnaval do Recife, no Cais da Alfândega. E pelo terceiro ano consecutivo, realiza edição especial em Caruaru, agreste do Estado, no dia 15 de fevereiro.
 

A música do Hot & Oreia aborda questões sensíveis e urgentes da sociedade atual, como violência, exclusão social e preconceito de classe. Na sonoridade, a dupla inova no rap ao introduzir linguagens e estéticas que fogem ao tradicional padrão do estilo, como os toques do candomblé e letras carregadas de humor e sarcasmo. 

Parte disso deve-se à trajetória da dupla. Hot é da família de rappers Apocalypse e cresceu cercado pelo imaginário da trupe de teatro Giramundo. Sua faceta de ator e marionetista chamaram atenção quando começou no hip hop, nos duelos de MCs, quando buscava inspiração nas suas vivências no palco.

Já Oreia começou a se interessar pela música através do forró que seus pais ouviam em casa, quando ainda morava no Interior de Minas Gerais. Começou a duelar nas Batalhas de MCs em Belo Horizonte aos 15 anos e logo chamou atenção para suas rimas cheias de ironia.

primeiro disco da dupla, Rap de Massagem, saiu em 2019 e conta com participações de Djonga, Luedji Luna, Marina Sena, Rafael Fantinni e Luiz Gabriel Lopes. 

O festival confirma sua vocação em ser um dos principais incentivadores do rap brasileiro com a presença de nomes importantes do gênero nestes 25 anos. O evento acompanhou com entusiasmo a evolução do rap e suas diferentes vertentes com escalações como Criolo, Rimas & Melodias, Don L, Edgard, Rashid e Black Alien, entre muitos outros. 

Mais atrações

O festival Rec-Beat já divulgou outros dois nomes para sua edição comemorativa de 25 anos. A primeira foi a cantora, compositora e violonista baiana Josyara, que traz ao festival faixas de seu aclamado disco, Mansa Fúria. Quem também sobe ao palco é Ana Frango Elétrico, artista e instrumentista cariocaque traz ao Carnaval seu elogiado Little Electric Chicken Heart, um dos mais elogiados trabalhos da nova música popular brasileira.

25 anos de Rec-Beat

Criado em 1995, o Rec-Beat é hoje um dos mais importantes festivais de música do Brasil. Idealizado e realizado por Antonio Gutierrez, o Gutie, o evento construiu ao longo desses 25 anos uma história de sucesso e relevância, sobretudo pelo seu interesse em incentivar e dar visibilidade às diferentes sonoridades da música brasileira. Ao longo de sua história, não só acompanhou lado a lado todas as transformações da música local e nacional como foi um dos agentes dessas mudanças. Do manguebeat ao carimbó, passando pela eletrônica, jazz, rap, rock e brega-funk, o festival sempre celebrou a diversidade cultural que está no cerne do Carnaval da cidade. 

O palco do Rec-Beat sempre busca proporcionar uma experiência inesquecível ao público ao propor o encontro de diferentes tribos, classes sociais, gênero, gerações, em um espaço democrático, livre e aberto a todo mundo. O festival se tornou um dos epicentros da efervescência do carnaval do Recife.

A programação, ano a ano, traz nomes nacionais e internacionais no já tradicional palco no Cais da Alfândega, sítio histórico da cidade, além de realizar atividades ao longo do ano e palcos especiais em outras cidades, como Caruaru, Fortaleza, João Pessoa e São Paulo, entre outras, que já receberam edições especiais do Rec-Beat. 
O Festival Rec-Beat é uma realização Rec-Beat Produções com patrocínio Prefeitura do Recife e incentivo Funcultura – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e Governo de Pernambuco, apoio Copergás, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife e Pitú.

Serviço:
Festival Rec-Beat 2020 – 25ª edição
Data: 22 a 25 de fevereiro de 2020  (sábado até a terça-feira de Carnaval)
Início: 19h30
Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
GRATUITO, AO AR LIVRE, ABERTO AO PÚBLICO
Informações: www.recbeatfestival.com

Edição especial em Caruaru
Data: 15 de fevereiro  (sábado)
Início: 16h
Local: Estação Ferroviária, centro da cidade
Gratuito
Apoio da Prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura e Turismo