“A Era de Impacto”, de James Marins, chega ao Recife no dia 27 em evento com bate-papo sobre a temática no Porto Social

               Do francês “entrepeneur”, o empreendedorismo nem sempre significa criar um negócio que proporcione retorno financeiro. O conceito, em sua essência, denota a criação de algo novo que seja capaz de mudar uma realidade. Ancorado neste juízo, James Marins, fundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, concebeu a obra “A Era do Impacto” (Editora Voo), que teve seu primeiro lançamento em Curitiba/PR, no dia 17 de outubro. Belo Horizonte/MG foi a segunda cidade a receber o lançamento, no dia 29. No próximo dia 27 de novembro, a obra será apresentada ao público recifense, a partir das 19h, no coworking do Porto Social.

               O encontro contará com uma fala do autor sobre o livro seguida do painel A Era do Impacto, com o empreendedor Fábio Silva, o professor Márcio Waked e a empreendedora Glaucia Marins como convidados.

               Para Marins, nós nunca vivenciamos um período tão propício à realização de progressos sociais, isto é, estamos na melhor época e melhor oportunidade que a humanidade já teve, com todas as ferramentas disponíveis para a ação. Denso e com forte resgate teórico, o livro discorre sobre três linhas de construção para fundamentar esta nova era: os movimentos transformadores da Liberdade, da Economia e da Consciência. Conectados, eles constituem o Movimento Transformador Massivo, conceito contemporâneo que move pessoas que se importam com o mundo a utilizar seus propósitos de vida e habilidades para impactá-lo e transformá-lo positivamente.

              A inspiração veio do premiado documentário “Quem se importa?”, da cineasta Mara Mourão: “Antes de assistir, eu não reconhecia o conceito de ‘empreendedor social’ – peça-chave do documentário e deste livro. Assim como a maioria das pessoas, eu pensava, equivocadamente, que empreendedorismo somente poderia servir para fazer dinheiro”, explica. Após sete anos vivenciando situações de impacto social, Marins descobriu que centenas de milhões de pessoas se importam. Em 2012, ele deu início ao Projeto Legado que, mais tarde, se tornaria o Instituto Legado de Empreendedorismo Social.  

               Sair da apatia, entender desafios e oportunidades e criar coragem para fazer parte da transformação massiva são os três compromissos propostos por Marins. Para a diretora do longa metragem e responsável pelo prefácio, a obra é um sensível e inteligente retrato de uma nova consciência mundial. “Estamos realmente vivendo algo muito novo e disruptivo. Embora estejamos vivendo problemas colossais, hoje temos a capacidade de enfrentar esses desafios, individual e coletivamente. A ‘Era do Impacto’ é um livro fundamental, necessário e inspirador, para quem acredita que todo mundo pode mudar o mundo”, afirma.

                 A obra estará disponível para vendas durante o evento. A entrada é franca. Os direitos autorais serão doados ao fundo de manutenção dos projetos do Instituto Legado, que oferece serviços gratuitos à comunidade empreendedora. A cada exemplar vendido, uma árvore será plantada pelo Instituto, e parte da renda será revertida para o projeto “Um Por Um” da Editora Voo.

Impacto social a partir da venda dos livros

                   A obra “A Era de Impacto” faz parte do projeto Um por Um, da editora. Consiste em reverter parte da renda obtida com a venda dos livros à promoção de atividades e encontros literários com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. 

A Voo

                    Criada em 2015, a editora independente tem o propósito de despertar a consciência para um mundo que funcione melhor para todos. Seu objetivo é publicar histórias e ideias que impactam leitores, a fim de inspirá-los a diferença, nos ambientes corporativos, comunidades e até em suas próprias vidas, além de motivar para uma cultura organizacional com propósito e valores sustentáveis. 

                      Certificada desde 2018 como Empresa B, a Voo é reconhecida como negócio que causa impacto positivo no mundo e possui compromisso formal com o bem-estar socioambiental de todos os envolvidos no negócio. Com essa certificação, a empresa passou a fazer parte do Sistema B, uma comunidade global de empresas que acreditam nos negócios como uma força para o bem. 

Serviço

Lançamento do livro “A Era do Impacto”, de James Marins.

27 de novembro, a partir das 19h

Coworking do Porto Social

Rua Marques de Amorim, 356, Ilha do Leite