Evento acolhe e incentiva o desenvolvimento de novos empreendimentos
Empreender no Brasil não é simples. Além do talento, criatividade, foco e muito jogo de cintura para dar conta das burocracias, também é preciso ter coragem para dar o “ponta pé” inicial. Nesse momento, o que faz a diferença é a inspiração, o incentivo, aquele estímulo a mais que faz as pessoas acreditarem que é possível trabalhar fazendo aquilo que amam e encarar o mercado do empreendedorismo. A Parada Criativa, evento promovido pelo Plaza Shopping, com curadoria da Casa Viva, além de revelar novos talentos, tem o objetivo de compartilhar momentos de inspiração para fortalecer e encorajar o empreendedor recifense que atua na área criativa. A 16ª edição da feira acontece nos dias 14 e 15 de setembro, no piso L3 do mall, durante o horário de funcionamento do shopping.
A cada edição da Parada Criativa surgem novos empreendedores, o que reforça a importância do projeto. Quinze marcas, algumas estreantes, apresentarão seus produtos no mall. São elas: Bela Bordadeira, Carmelita Quadros, Clubitshirt, Cria, Croco & Dile, Encaderno, Estúdio Kaká Marks, Fino Toque Ateliê, Jake Cabacinhas, João Sem Nome, Luz de Girassol Ateliê, Thais Cavalcanti, Torle, Varanda 301, Vibrando em Linhas.
Karla Fragoso é uma das empreendedoras que participam pela primeira vez do evento. Formada em Engenharia Civil, ela teve que se reinventar com a chegada do filho Enzo, que nasceu com limitações que a impediam de retornar ao mercado de trabalho tradicional. A necessidade dela como mãe, a fez criar a Croco & Dile, que oferecia a comodidade de levar roupas e acessórios infantis até a casa do cliente. A empresa começou como multimarcas e mudou sua trajetória quando o desejo de dar identidade aos seus produtos saiu do papel. Descobrir que eventos locais, como a Parada Criativa, valorizavam empreendedores autorais, serviu de inspiração para a criação da própria coleção.
Já a Arquiteta e Urbanista, Kaká Marks, criou seu estúdio no início de 2019 como uma espécie de “refúgio” para sua vida corrida. “Gosto de chegar do trabalho, tomar uma ducha, sentar no meu estúdio e ficar produzindo até a hora de dormir. Vejo o local como uma válvula de escape, o momento onde posso colocar para fora todo tipo de arte que me consome diariamente”, declara. Kaká cria quadros e decora sandálias e paredes com lettering. Ela também é estreante no evento e agora já sabe onde encontrar incentivo para expandir sua arte.
Essa variedade em produtos autorais e cheios de criatividade, é o que o público vai encontrar ao passar pelo Plaza Shopping. Artigos personalizados para presentear pessoas de qualquer idade. Entre as opções estão: quadros, colares, almofadas e necessaires com bordados manuais; quadros decorativos em azulejos, madeira de pino, plaquinhas em MDF e imãs; blusas em malha com estampas divertidas para todas as idades; acessórios de moda (brincos, colares e pulseiras), feitos em resina; roupas e acessórios infantis; cadernos, diários, cartões e colares mini álbuns personalizados; quadros com trabalho em lettering pintados com giz líquido; bonequinhas em cabaça e biscuit; relógios de parede, abridor de garrafas, luminárias, dominó e quadros em madeira; objetos de decoração e acessórios de moda bordados à mão; canecas, quadros, cadernos, almofadas, squeezes e imãs com ilustrações personalizadas; biojóias feitas de resina com elementos naturais; terrários; e peças de macramê, tear e mandala.
A Parada Criativa foi criada em conjunto pelo Plaza Shopping e a Casa Viva em 2016. Do início até agora, mais de 100 empreendedores já passaram pelo evento, através da constante renovação dos participantes. Confira a seguir, o perfil dos empreendedores desta 16ª edição.
16ª edição da Parada Criativa – Perfil dos empreendedores
Bela Bordadeira – @belabordadeira
Proprietária: Izabela Melo
Izabela aprendeu a fazer ponto cruz ainda quando criança e passou boa parte da infância bordando toalhinhas de rosto e panos de prato. Em 2015, resolveu retomar a atividade que não praticava há anos. E assim, depois de bordar algumas coisinhas para uso próprio, decidiu começar a vender os bordados como forma de espalhar amor com suas criações. Objetos como quadros, colares, almofadas e necessaires, ganharam desenhos e frases cheias de carinho, com os bordados manuais feitos por ela.
Carmelita Quadros – @carmelita_quadros
Proprietária: Simone Medeiros
A Carmelita Quadros nasceu em 2009, quando Simone, apaixonada por frases, resolveu transformar os bilhetinhos motivacionais que espalhava no trabalho em arte. Ela começou a confeccionar objetos para decoração, como azulejos, quadros feitos em madeira de pinos, plaquinhas em MDF e imãs. A decoração com frases agradou, atraiu a clientela e se tornou a principal fonte de renda de Simone, que abriu sua primeira loja física em Porto de Galinhas, no mesmo ano, e hoje tem uma filial funcionando há dois anos em Gravatá.
Clubitshirt – @clubitshirt
Proprietárias: Emanuele Nogueira e Sandra Celestino
A Clubitshirt é uma marca de blusas em malha com estampas divertidas, atemporais e diferenciadas para todas as idades. Criada há pouco mais de três anos por Emanuele Nogueira e Sandra Celestino, trabalha com encomendas e vendas pela internet e participa de eventos. O seu portfólio conta com mais de 300 estampas, muitas desenvolvidas com base nas demandas da clientela.
Cria – @voudecria
Criadora: Janaína Dutra
A Cria é uma marca de acessórios de moda cheios de personalidade. Tudo começou em 1999, quando Janaína Dutra começou a fazer acessórios para se enfeitar e presentear as amigas, anos depois começou a comercializar as peças de forma despretensiosa, até que, após o nascimento de seu segundo filho resolveu empreender para estar mais perto de sua “Cria”. As peças únicas brincam com cores e formas, tudo bem colorido e alegre, utilizando como matéria prima a resina.
Croco & Dile – @crocoedile
Proprietária: Karla Fragoso
A Croco & Dile é uma marca de roupas e acessórios infantis especializada em meninas. As peças leves e diferenciadas são fruto de um trabalho autoral de Karla, que encontrou no empreendedorismo uma forma prática de ganhar dinheiro e ao mesmo tempo cuidar de seu filho Enzo, que nasceu com algumas limitações. Os itens variam entre vestidos, conjuntos, macacões, blusas, laços, broches e tiaras para o cabelo.
Encaderno – @encaderno
A Encaderno é especializada na criação de cadernos, diários, cartões e colares mini álbuns, personalizados de forma artesanal.
Estúdio Kaka Marks – @estudiokakamarks
Proprietária: Kaka Marks
“Para a correria do dia a dia, doses de frases bonitas” – é assim que Kaká Marks define a inspiração para o seu trabalho em lettering. No qual quadros, melissas e até mesmo paredes ganham cores através de desenhos em giz líquido. O estúdio foi criado em março de 2019 como a ideia de “refúgio” diante da vida corrida de uma Arquiteta e Urbanista. Um local que proporciona paz, descanso e sossego e ao mesmo tempo promove a arte e o empreendedorismo.
Fino Toque Atelier – @finotoqueatelier
Proprietária: Kátia
A Fino Toque Atelier é uma marca especializada em brindes e objetos decorativos personalizados. Suas peças elegantes e originais são ideais para presentear em ocasiões como noivado, casamento, batizado, chá de bebê e aniversário. Quem visitar a loja durante a programação irá encontrar caixinhas e agendas personalizadas, aromatizantes de ambientes, velas perfumadas, difusores, sabonetes líquidos, home spray e kits personalizados para lavabo, tudo feito de forma artesanal.
Jake Cabacinhas – @jakecabacinhas
Proprietária: Jacqueline Vasconcelos
Jacqueline é uma empreendedora veterana. Sua história com o artesanato começou no ano de 1983, quando aos 18 anos ela se viu desempregada e precisou encontrar uma forma para ganhar dinheiro. Um amigo a incentivou a esculpir bonecos de pedras e sua mãe lhe deu o dinheiro que precisava para investir na ideia. Os bonecos fizeram sucesso e Jacqueline dedicou-se cada vez mais a arte. Com o passar dos anos a jovem ganhou um bonequinho feito de Cabaça, semente típica do sertão nordestino. Foi então que ela decidiu o seu destino como artesã e nasceu a Jake Cabacinhas, para espalhar a arte das bonecas decorativas feitas em Cabaça.
João Sem Nome – @joaosemnomefaz
Proprietário: João Vitor
A marca foi criada em 2014, mas a história de João com o artesanato vem de longa data. Atraído por trabalhos manuais desde criança, ele gostava de fazer seus próprios brinquedos reutilizando materiais que encontrava em casa. Quando chegou à juventude, começou a construir relógios a partir de discos de vinil e fabricava os próprios ponteiros. Mas foi na faculdade, ao participar de uma feira de artesanato que João decidiu transformar aquilo que era hobby em um negócio sério. Hoje, a criação de relógios de parede, abridores de garrafa, luminárias, dominós e quadros decorativos em madeira, virou sua principal atividade.
Luz de Girassol Ateliê – @eliane.augusta.luz
Artesã: Eliane Augusta
A Luz de Girassol Ateliê ao longo do tempo se especializou em manualidades e costurices, até se apaixonar pela técnica de bordado associada a objetos de decoração e acessórios de moda. O objetivo da marca é que essa arte tão antiga passe não só por essa geração, mas pelas novas gerações também e que não seja esquecida. O trabalho está atingindo esse objetivo e proporcionando às pessoas adquirirem peças com um teor afetivo e exclusivo. Na parada, novas peças com mais desenhos autorais que fazem parte da coleção 2019 serão apresentadas.
Thais Cavalcanti – @ilustrathais
Ilustrações cheias de personalidade e com um colorido único é a marca do trabalho de Thais Cavalcanti. Canecas, quadros, copos de Chopp, cadernos, almofadas, squeezes e imãs, ganham vida através dos traços desta artista que participa mais uma vez da Parada Criativa.
Torle – @torleloja
Proprietária: Alana Torquato e Ana Kleao
Parceiras na criação e na vida, Alana, estudante de Artes Visuais e Ana, Designer de interiores, começaram a empreender juntas em 2018, participando de feiras de artesanato onde vendiam assessórios de moda feitos de miçanga. Com o passar do tempo, resolveram testar novos materiais que pudessem trazer um diferencial para as suas criações. As peças então passaram a ser confeccionadas com resina e elementos naturais desidratados, além de itens com desenhos em aquarela e escrita, um trabalho autoral de Alana. Assim nasceu a Torle, uma marca cheia de personalidade, que busca retratar em seu trabalho a sensibilidade humana e da natureza, e a poesia.
Varanda 301 – @varanda301
Produtor: Eduardo Cavalcanti
O Varanda301 nasceu no início de 2018 para passar o tempo, era um hobby do seu proprietário. Em pouco tempo, os terrários já haviam saído da varanda e estavam ocupando toda a sala. Os amigos visitavam e elogiavam até que um deles sugeriu que ele vendesse os mais de 80 que tinha pelo apartamento onde morava. Assim, ele decidiu levar os terrários para uma feira de artesanato no Plaza Shopping, a Parada Criativa, e então as pessoas foram conhecendo o seu trabalho. O Varanda 301 passou a participar de feiras, a comercializar a produção pela internet e a crescer, virando um negócio. Hoje, a empresa está montando um ateliê no bairro do Parnamirim para atender os clientes vendendo terrários via pronta entrega, bem como por encomenda.
Vibrando em Linhas – @vibrandoemlinhas
Proprietárias: Maria Helena e Flávia Lacet
Vibrando em linhas é uma produtora de afetos, leveza e alma, idealizada por duas mulheres Pernambucanas, Maria Helena e Flávia Lacet. Imprimem sua identidade e personalidade em uma produção artesanal, voltada para decoração e com objetivo de levar boas vibrações, através das linhas da geometria sagrada. Cada peça é feita à mão, com linhas, cordas e lãs, utilizando matéria-prima ecológica, tecendo memórias afetivas através de tramas de macramê, tear e mandala, respeitando o processo de criação, fazendo-as únicas em cada arte.