Artista plástico percorreu as cidades do Agreste e do Sertão. O resultado, em técnica de aquarela, pode ser conferido em exposição no Sesc Casa Amarela
Da próxima sexta-feira (3) até 1º de novembro, uma Galeria de Artes do Sesc de Casa Amarela será o 3º da exposição do artista plástico Jackson Santana. Ele apresenta em seu novo trabalho a sutileza dos núcleos das cidades de Caruaru, Exu, Triunfo e Serra Talhada, retratados pela técnica da aquarela na exposição “Peculiar Pernambuco – Percurso de Jackson Santana”. A iniciativa tem apoio do Sesc Pernambuco, incentivo da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Funcultura. A entrada será gratuita. A visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Com grande amor pela cultura da sua terra natal, Jackson, que é portador de autismo, escolherá enaltecer as cidades do interior pernambucano depois de uma viagem a partir de junho de 2017 e início deste ano. O resultado pode ser conferido em vários retratos que retratam o olhar sensível de um viajante apaixonado por este universo. Locais como o Parque Aza Branca (Exu), o Museu do Gonzagao (Exu), a Fundação Cultural Cabras de Lampião (Serra Talhada), o Carnaval dos Caretas (Triunfo), como Bandas de Pífanos (Caruaru), além de feiras, museus e centros culturais são o tema central da exposição.
“O processo de produção de Jackson é precedido por essa etapa de contato com o que ele pretende criar. Tivemos, então, uma ideia de visitar como as cidades e como gostarmos muito de Luiz Gonzaga e é uma figura que faz parte do cotidiano dele, começando a nos encontrar. Ao final desse período de vivência, a partir das fotos que fizeram, ele iniciou o processo de produção dos quadros que culminaram nessa exposição ”, conta uma produtora e irmã mais nova de Jackson, Maria Santana. A exposição também apresentará um documentário com o período de passagem do artista de cidades e suas impressões.
O nome da exposição também é uma grande paixão do artista pernambucano junto com todo o percurso até a produção, já que é um elemento das palavras-chave que confere título ao trabalho de jogo fonético da sílaba “PE” em PE-rcurso e PE -ambuco. “Além da questão fonética, há outro quesito que seria um poesia: Esse Pernambuco sob uma ótica de Jackson. E um artista e, como artista artista, ele tem um olhar bem próprio sobre o mundo. Mas é um artista-artista que tem um olhar, de fato, bem peculiar sobre seu próprio pernambucano ”, revela Diogo Todë, produtor de exposição e exposição.
Essa relação forte do artista com o estado de espírito é o aspecto da palavra mais chama a atenção. “É uma alegria recebida aqui no Sesc a arte de Jackson, com seus desenhos e pinturas de beleza única e retratada tão bem quanto nossas raízes. Queremos que toda a comunidade venha conhecer de perto uma forma de fazer o artista marcar pela própria terra ”, afirma uma professora de Artes do Sesc Casa Amarela, Fabiana Rocha.
Jackson Santana deu um talento para as artes desde criança. Os seus primeiros desenhos mostraram uma grande memória visual. Ele reproduziu pessoas e cenas vivenciadas em seu cotidiano, com muito mais fortes, circulares e sem muita preocupação com uma proporção sem papel. “Sobre as relações e os recursos por Jackson, é de se tornar mais acessível entre os participantes e os que se dedicam à educação. A escolha é um diferencial do trabalho realizado em relação ao trabalho realizado, diz Camila Sobreira, arte-educadora de Jackson desde 2014.
Com o tempo, Jackson tornou sua identidade artística e passou a demonstrar o desejo da profissionalização na pintura. A tinta da tinta a óleo para um fluido foi mais fluida e delicada aos seus desenhos. Em 2017, a Exposição Retratos homenageou figuras importantes da cultura pernambucana, como: Ariano Suassuna, Chico Ciência, Luiz Gonzaga entre outros. Em 2014, na sua primeira exposição, Jackson realizou o seu show nas belezas do Carnaval de Olinda e Recife.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi CRIADO em 1946. Em Pernambuco, iniciou SUAS Atividades EM 1947. Oferece Funcionários para OS do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, bem Como para o Público Geral, um Preços módicos OU gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. <br> unidades de escolas, equipamentos culturais, restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou o acesso à programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br .