No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (05), o Tulasi Mercado Orgânico lança um projeto de gestão de resíduos em parceria com a bióloga ambiental Andrezza Araújo de Souza. O plano tem como objetivo dar destinação adequada aos resíduos sólidos e orgânicos gerados pelos produtos e serviços prestados pela empresa, além de treinamento e sensibilização da equipe sobre a importância de minimizar os impactos ambientais no dia a dia.

Os resíduos da loja serão separados de acordo com seu tipo – orgânicos e inorgânicos, recicláveis e não recicláveis e pelo tipo de material (papel, plástico, vidro, metal e restos de alimentos) – com um coletor diferente para cada um deles. Serão cinco coletores por área, além de lixeiro para itens que não podem ser reciclados.

Depois da coleta, os resíduos serão encaminhados para empresas e cooperativas, de acordo com sua classificação: os de vidro irão para a empresa Nova Brasil Ambiental. Os de plástico, metal, papel e óleo de cozinha serão encaminhados para a Cooperativa de Catafores Profissionais do Recife, formada majoritariamente por mulheres, no qual mais de quarenta famílias de baixa renda retiram seu meio de subsistência. Já os resíduos de compostagem seguem para a empresa Lógica Ambiental, especializada em gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos.

Os colaboradores ligados à Tulasi também receberão treinamento e sensibilização a respeito da orden de separação dos materiais, sua importância e como deve ser o envolvimento de cada membro da equipe. Os treinamentos acontecem durante aproximadamente uma hora com cada equipe, desde os atendentes da loja, a equipe do bistrô, aos zeladores, auxiliares de limpeza e equipe administrativa. A expectativa é de que, até a segunda quinzena deste mês, o projeto esteja completamente implantado.

Serviço:

Tulasi Mercado Orgânico

Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, nº 1313, Boa Viagem

Telefone: (81) 99257-7558