Com mais de 3,5 milhões de passageiros, os 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil registraram, em abril, um crescimento de 5,7% no número de embarques e desembarques, em comparação com o mesmo mês de 2024. No acumulado dos primeiros quatro meses, a alta é de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 14,6 milhões de viajantes.

Aeroporto mais movimentado da Aena no país, Congonhas somou 1,9 milhão de passageiros em abril de 2025, alta de 3,2% ante abril de 2024. Na totalização de 2025, o aeródromo paulistano chega a 7,7 milhões de embarques e desembarques – aumento de 4,9%.

Todas as capitais nordestinas onde a Aena atua apresentaram bom desempenho, com destaque para João Pessoa e Maceió, que obtiveram os maiores incrementos percentuais em abril. Na capital paraibana, o número de passageiros aumentou 34,4%, chegando a mais de 141 mil. Desde janeiro, o avanço é de 15,5%, com cerca de 599 mil embarques e desembarques. Já o terminal alagoano teve incremento de 29,2% no mês (223,7 mil pessoas) e de 12,9% no acumulado janeiro-abril, ultrapassando um milhão de viajantes.

No Centro-Oeste, Campo Grande tem alta de 7,1% em abril e de 15% no acumulado do ano. No Estado do Pará, Santarém é o destaque, com crescimento de 8,4% em abril e de 3,2% no acumulado de 2025.  

Confira abaixo os dados de movimentação de passageiros nos 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil:

Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *