Foto: Daniela Dacorso/ Divulgação

A 10ª edição do TendaLab terá a “Roda de Samba do Pretinho da Serrinha” em seu line up. Autor de hits como BurguesinhaMina do Condomínio e Felicidade, Pretinho da Serrinha é cantor, multi-instrumentista, compositor, produtor e diretor musical. O show contempla músicas de sua autoria e clássicos do gênero, que o artista carioca vai apresentar com sua banda. O evento é gratuito e acontece nos dias 25 e 26 de julho, em Vitória, em local que será divulgado em breve. 

A estreia da apresentação “Roda de Samba do Pretinho da Serrinha” aconteceu em maio de 2021, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e reuniu cerca de 120 mil pessoas. Agora, a turma do artista carioca aterrissa em solo capixaba na celebração de 10 anos do festival mais diverso do Espírito Santo. “Vamos comemorar os 10 Anos de TendaLab com samba da melhor qualidade, muita alegria e alto astral. Feliz em levar a minha equipe e o nosso samba para o Espírito Santo”, disse o artista.

Pretinho da Serrinha nasceu no Rio de Janeiro e foi criado no Morro da Serrinha, que fica no bairro de Madureira. Desde criança é ligado ao samba, já que aos 10 anos se tornou diretor de bateria da Império Serrano, agremiação do carnaval carioca que tem nove títulos na divisão principal das escolas de samba. Por ser multi-instrumentista, conheceu diversos artistas que o levaram aos palcos. Já tocou com Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Silva, Simone, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Sérgio Mendes, Will I Am (Black Eyed Peas), Kanye West, Queen Latifah, entre outros. 

Pretinho da Serrinha foi diretor musical do Brazilian Day New York e tocou no lançamento da camisa da Seleção Brasileira para a Copa 2014, entre outros eventos e campanhas publicitárias. O carioca também é comentarista das transmissões dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na TV Globo. Em 2019, Pretinho da Serrinha participou do show de Lulu Santos com o capixaba Silva, no palco Sunset do Rock in Rio. 

O artista também coleciona premiações dos mais diversos eventos musicais, entre eles o Grammy Latino. Em 2018, ele venceu pela produção musical do álbum Amor e Música, da artista Maria Rita. O disco também tem a composição de Pretinho da Serrinha com Nego Álvaro e Vinícius Feijão, na faixa Reza. Em 2023 e 2024, o artista venceu novamente a categoria “Melhor Álbum Samba e Pagode”. Primeiro, com Negra Ópera, do sambista Martinho da Vila, onde assinou a produção musical com Celso Filho e Martinho Antônio. No ano seguinte, foi a vez de Xande Canta Caetano, de Xande de Pilares, também com a produção musical de Pretinho da Serrinha.

LINE UP 

Além de Pretinho da Serrinha, o Festival TendaLab já anunciou outros cinco nomes para sua 10ª edição. O primeiro foi da cantora Liniker que traz para o evento o show da turnê do álbum CAJU, baseada no premiado álbum homônimo, um dos maiores sucessos de 2024. Na sequência, foi anunciado o ícone da MPB, o cantor Ney Matogrosso, que sobe ao palco com o espetáculo Bloco na Rua, sucesso de público e crítica. Depois, a cantora Josyara que apresenta o show do seu recém-lançado álbum, AVIA. Logo após, foi a vez de um dos nomes mais importantes da atual música instrumental brasileira, o trombonista capixaba Joabe Reis. E, fechando esse primeiro bloco de atrações, a mistura de rock e congo da banda Casaca, que irá lançar seu novo álbum Celebração. Em breve, mais atrações serão divulgadas!

FESTIVAL TENDALAB 

Com direção e curadoria da produtora cultural Lucia Caus, o Festival TendaLab comemora 10 anos em 2025. O evento tem como objetivo fomentar a música brasileira, potencializar a pluralidade de gêneros e promover o encontro do público com os diversos nomes e gerações de artistas da música feita no Brasil. O festival também é um espaço para os profissionais que produzem no Espírito Santo, mostrando a força da cena autoral do estado com profissionais que extrapolam as nossas fronteiras com seu talento, além de garantir a democratização do acesso aos bens culturais através da gratuidade.

10º TendaLab conta com a promoção da Rede Gazeta, e tem a realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *