O Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional evento do audiovisual brasileiro, realizado ininterruptamente há 53 anos na Serra Gaúcha, será homenageado na capital francesa nesta segunda-feira, 5 de maio, pelo 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A Mostra Gramado acontece no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Près, e irá exibir cinco longas-metragens que marcaram a história do festival brasileiro: “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, grande vencedor da 52ª edição do festival em 2024; “Pasárgada”, de Dira Paes; “Huni Kuï: o Povo Verdadeiro”, de Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues; “Anahy de las Misiones”, de Sérgio Silva; e “Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia”, de José Carlos Arandiba “Zebrinha”. 

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a diretora de eventos da Gramadotur, Tatiana Ferreira, e o curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário, integram a comitiva de Gramado que está em Paris para acompanhar o dia de programação especial.

A homenageada do Festival de Paris, Dira Paes, ao lado do curador do Festival de Cinema de Gramado, Marcos Santuário, no Cinema L’Arlequin. Foto: Daniela Ometto

Através da parceria entre os dois eventos, o cinema francês também estará presente no 53º Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 13 e 23 de agosto de 2025. Além da extensa programação de produções nacionais, o evento contará com um dia dedicado ao cinema francês em sua programação.  

A curadoria da edição de 2025 é composta pelo jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, pelo ator e diretor de cinema Caio Blat e pela atriz Camila Morgado, que passa a integrar o time.

MOSTRA GRAMADO

Dia 5 de maio a partir das 14h

27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris(Cinema L’Arlequin – Rue des Rennes, 76)

Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva 

Horário: 14h 

Com a presença da atriz Dira Paes e da produtora Gisele Hiltl 

Oeste Outra Vez, de Erico Rassi 

Horário: 17h

Huni Kui: O Povo Verdadeiro, de Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues 

Horário: 17h 

Pasárgada, de Dira Paes 

Horário: 19h30 

Apresentação e debate com a presença da atriz e diretora Dira Paes e do diretor de fotografia Pablo Baião 

Ijó Dudu – Memórias da Dança Negra na Bahia, de José Carlos Arandiba “Zebrinha” 

Horário: 21h40 

Em parceria com a Lavage de la Madeleine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *