O cenário empresarial cearense acaba de ganhar um importante destaque no campo da sustentabilidade. A Cerbras, tradicional indústria do setor cerâmico com 35 anos no mercado, alcançou um patamar de excelência em gestão de resíduos sólidos ao receber a certificação Lixo Zero, concedida pelo renomado Instituto Lixo Zero Brasil.
A metodologia rigorosa do Instituto Lixo Zero Brasil, baseada em um sistema exclusivo de análise, valida as iniciativas da Cerbras e chancela o cuidado da empresa com o meio ambiente. ” A fábrica alcançou a categoria máxima no índice de boas práticas, nível A, com 91,95% dos seus resíduos sendo desviados de aterros e garantindo a circularidade na cadeia produtiva de outros segmentos industriais. Este marco demonstra a eficácia das ações implementadas e coloca a Cerbras como um exemplo a ser seguido no setor industrial”, destaca Ticiana Mota, vice-presidente ambiental e administrativa.
A conquista da certificação Lixo Zero vai além da mitigação de impactos ambientais. A implementação de um Plano de Ação Lixo Zero bem estruturado revela-se também como um motor de benefícios econômicos significativos para o negócio. Ticiana Mota explica que: “ao otimizar processos e destinar corretamente os resíduos, a Cerbras assume o protagonismo de contribuir para a preservação do planeta e identificar oportunidades de economia e eficiência em sua cadeia produtiva”.
É fundamental ressaltar o papel dos colaboradores neste processo. A jornada rumo ao Lixo Zero impulsionou uma mudança de mentalidade e de hábitos dentro da empresa. O engajamento da equipe em repensar processos e garantir a reinserção dos resíduos em outras cadeias produtivas, demonstra uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade e para a responsabilidade ambiental.
A Cerbras, com a obtenção desta certificação, não apenas consolida sua posição como uma empresa líder em seu segmento, mas também eleva o padrão para as demais indústrias, inspirando a adoção de práticas mais sustentáveis. “Esperamos que nosso exemplo sirva de incentivo para que outras empresas da região trilhem o mesmo caminho, em prol de um Ceará e de um Brasil mais verdes e conscientes”, conclui a vice-presidente.
Sobre a Cerbras
Empresa genuinamente cearense, a Cerbras investe há 35 anos em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, firmando-se como uma indústria de excelência e referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos, figurando entre as maiores do país.
No segmento ambiental a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como a economia circular dos resíduos, desde a reutilização interna até o reaproveitamento de materiais de outras mineradoras. A prática da logística reversa, sendo reconhecida com o selo “Nosso Ciclo Recicla”, ecoponto de recicláveis para a comunidade garantir a destinação correta de resíduos e ganhar descontos na conta de energia, uso de fontes renováveis, reuso de 100% da água do processo, por meio de estações de tratamento de efluentes industriais e sanitários, monitoramento e controle da qualidade do ar e reaproveitamento de ar quente dos fornos. A fábrica é pioneira no estado na utilização do biogás em seu processo de produção e a única do setor recertificada com selo ESG-FIEC.