Foto: Divulgação / Senac Nacional

Com projetos inovadores e de impacto educacional, instituição garantiu a liderança no Inova e a medalha de prata no Legado, disputas que reconhecem as melhores práticas entre os Departamentos Regionais de todo o país

O Senac Pernambuco conquistou o primeiro lugar no Inova e a segunda colocação no Legado, premiações que compõem o Programa de Reconhecimento do Senac Nacional. A instituição venceu na terça-feira (15), no Rio de Janeiro, com projetos que se destacaram por sua inovação, relevância e contribuição à educação profissional: a Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.), campeã no Inova, e o Legado Experience, medalha de prata no Legado.

Para Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, o resultado consagra o trabalho desenvolvido pela equipe. “Essa vitória reforça a excelência e o compromisso do Senac Pernambuco com a inovação e a qualificação profissional. É uma grande satisfação ver o nosso estado ser reconhecido nacionalmente com o primeiro e o segundo lugar em duas premiações tão importantes”, afirmou.

A i.de.i.a.S., incubadora criada a partir do Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE (PRINTS), realizado em parceria com a UFRPE, tem como missão conectar ideias e soluções criadas por alunos com as demandas reais do mercado. Desde sua inauguração, em abril de 2024, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac Pernambuco, já foram promovidos mais de 15 eventos estratégicos, com cerca de 100 projetos qualificados e mais de 350 horas de mentoria. A iniciativa reúne infraestrutura tecnológica, suporte pedagógico, assessoria jurídica e capacitação em gestão, promovendo o fortalecimento do ecossistema empreendedor local.

Já o Legado Experience é um projeto que valoriza e compartilha as experiências e práticas desenvolvidas durante as Competições Senac de Educação Profissional, incentivando a troca de conhecimento entre professores e estudantes. A proposta fortalece o aprendizado prático, incentiva a excelência pedagógica e dissemina metodologias inovadoras no ensino técnico, impactando positivamente a formação de novos profissionais.

As Competições Senac de Educação Profissional reúnem, a cada dois anos, alunos de todo o Brasil, que disputam entre si em sete áreas de ocupação (Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-Estar, Cozinha, Florista, Recepção de Hotel e Cabeleireiro). Os que se destacam podem chegar na WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo.

Em sua última edição, em 2023, as Competições Senac de Educação Profissional contaram com 61 competidores de 21 estados e do Distrito Federal. Pernambuco esteve representado em quatro ocupações, conquistando duas medalhas e três honrarias de docente de destaque. Kauã Breno Feliciano ficou em terceiro lugar na ocupação Serviço de Restaurante e Beatriz Alves recebeu a Medalha de Excelência na ocupação Estética e Bem-Estar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *