Foto: Hugo Muniz / Paço do Frevo

Com abertura dia 16 de abril, mostra trará 36 peças criadas a partir do encontro da fotografia de Chico Barros e das artes de Andréa Tom, feitas de papel e delicadeza, com personagens e tradições que protagonizam o maior Carnaval de rua do mundo

As cores e belezas dos festejos de Momo estarão de volta no calendário cultural da cidade, com vigência prorrogada pela exposição “É gente! Carnaval do Recife”. A mostra, que entra em cartaz dia 16 de abril, no Paço do Frevo, reunirá vários elementos da decoração que ganhou as ruas da cidade, concebida pela equipe da Secretaria de Comunicação, a partir do encontro da tecnologia e da técnica com a manualidade e a rua, do mágico com o fantástico, do fotógrafo Chico Barros e da artista Andréa Tom com os brincantes da cultura popular. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, junto ao Paço do Frevo, museu municipal gerido pelo idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Ao todo, a exposição, em cartaz no térreo do museu, contará com 36 trabalhos que compuseram a decoração do Carnaval 2025 na capital pernambucana. A identidade visual da festa, celebrada nesta mostra, misturou as memórias e tradições que são o mais fiel retrato de uma gente, com a delicadeza que é inventada e manufaturada por um povo, para dar conta das dimensões do imaginário e da alegria.

O projeto da Secretaria de Comunicação, resgatado das ruas da festa para as paredes do Paço, fundiu os talentos, comoções, olhares e fazeres da artista visual Andréa Tom e do fotógrafo Chico Barros. O resultado gerou imagens únicas, produzidas a partir de uma técnica artística inédita na história da identidade visual da maior festa da cidade: intervenções gráficas e artísticas sobre fotografias de gente real, que vivencia e perpetua as tradições carnavalescas do maior e melhor Carnaval do Brasil.

PERSONAGENS DA FOLIA – Distribuídas em quatro eixos temáticos, Gente é para florescer; Gente é para brilhar; Gente é para amar; e Gente é para ser livre, as peças foram concebidas num processo cuidadoso, que começou no estúdio do fotógrafo Chico Barros. A ele, coube a missão de eternizar, com a luz da sensibilidade de sua fotografia, brincantes e fazedores de cultura, como Dona Zenaide Bezerra em seu indefectível traje de passista, mestre Teté empunhando o apito com o qual rege o Maracatu Nação Almirante do Forte e muitos outros, como o cantor e compositor Marron Brasileiro, Aelson da Hora (Mestre do Boi Faceiro), Tiago Ferreira (diretor do Bacnaré), Mestre Anderson (Caboclinho Carijós) e Cristina Andrade (Urso Cangaçá).

De posse das imagens, Andréa Tom fez intervenções utilizando técnicas de recorte e montagem com papel, muita sensibilidade e cola, em um processo totalmente manual de confecção dos murais, que voltaram ao estúdio para um novo clique, devidamente vestidos de sol e de passarinho, de coração e camarão-borboleta, para depor sobre as alegrias, histórias, lutas e fantasias que o Recife e sua gente chamam de Carnaval.

A exposição, que convida o Recife a se encontrar e comover de novo com a beleza do Carnaval e de quem faz a festa acontecer, fica em cartaz no Paço até 31 de julho.

PAÇO DO FREVO – O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.

O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do idg – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2025 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras e do Mercado Livre, o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Vitarella, SulAmérica e Rede, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO:
Exposição “É gente! Carnaval do Recife”
Abertura: 16 de abril (quarta-feira), às 10h, no Paço do Frevo, com acesso gratuito

Temporada: até 31 de julho de 2025, no horário de funcionamento do Paço do Frevo, mediante ingresso do museu

Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 5 (meia-entrada para todos), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *