Foto: Julía Lopue -Philppines – Harvest – Pintura com café
Em cartaz no Museu Cidade do Recife, a mostra pode ser visitada por moradores, turistas e visitantes, de terça a domingo, das 9h às 17h. Não precisa pagar nada para entrar
Segue em cartaz ao longo de todo o mês de janeiro, a 1ª exposição internacional de artes com café “O café que nos une: de Pernambuco para o Mundo”. A mostra, pioneira no Brasil, continua a encantar o público com sua combinação única de arte, história e cultura. Em cartaz desde o dia 7 de dezembro, a exposição acontece no Museu da Cidade do Recife, na Praça das Cinco Pontas, no bairro de São José, e oferece entrada gratuita para moradores, turistas, pesquisadores, estudantes e os apaixonados por cafés.
O evento reúne, ao todo, 50 pinturas, em diferentes tamanhos e formatos, feitas com diferentes tipos de cafés. Os trabalhos são assinados por 28 artistas de 17 países, como continentes da Ásia, Oceania, América do Norte, América do Sul e Europa. O processo criativo das obras expostas é um dos destaques da mostra.
Cada uma das obras retratadas pelos artistas fazem um passeio pela identidade onde estão inseridos. O processo criativo das pinturas, emolduradas e expostas na parede do museu, utilizam pincel, água e café sobre papel. Alguns dos quadros pintados exploram a técnica de aquarela, com toque especial para as nuances e tonalidades proporcionadas pelos diferentes tipos de cafés, revelando, em cada pincelada, texturas únicas e efeitos visuais que conectam o grão à expressão artística.
Além disso, outras pinturas empregam a técnica de xilogravura com café, unindo a tradição nordestina dessa arte gráfica com a inovação de utilizar o grão como matéria-prima. As xilogravuras criadas com café destacam personagens e paisagens emblemáticas, trazendo um diálogo entre a cultura local e a exploração criativa de materiais naturais.
Entre as obras expostas, estão retratos de figuras icônicas como o escritor Ariano Suassuna; a escritora Clarice Lispector; o artesão Mestre Vitalino e o rei do forró Luiz Gonzaga. Essas peças, criadas com técnicas diversas, celebram a riqueza cultural do Brasil e a versatilidade do café como elemento artístico.
Para além das pinturas, a exposição reúne no centro da sala, vitrines com porcelanas históricas, artefatos e móveis que contextualizam a evolução cultural do café em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Entre os objetos, uma coleção de porcelanas do acervo do pernambucano Renato Dantas, a exemplo das louças de bordo do dirigível Graf Zeppelin, que chegou ao Recife em 1930. Há, ainda, peças associadas a figuras históricas como o Conde do Pinhal, renomado produtor de café no Brasil, e o Visconde de Campo Alegre, nobre pernambucano.
Para quem deseja conhecer mais detalhes sobre as obras e os artistas, o catálogo oficial da exposição está disponível online e pode ser acessado aqui.
Serviço
O quê: Exposição internacional de artes com café movimenta o Recife em janeiro
Quando: Até 2 de fevereiro de 2025
Onde: Museu da Cidade do Recife – Praça das Cinco Pontas, s/n, São José, Recife – PE
Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h
Ingressos: Entrada gratuita