Foto: Bruno Tavares
Consagrado pelos fãs e público como o rei das guitarradas, o músico e produtor Ximbinha que ao longo de 2024 veio trabalhando fervorosamente em seu projeto “O Ás e as Damas” lançou, nesta terça-feira (17), o single “Belém” ao lado da multiartista pernambucana Bia Villa-Chan. Com uma proposta diferente dos últimos trabalhos, a nova faixa resgata as origens do artista como músico, e também mostra ao mundo um pouco da cultura paraense, estado em que Ximbinha nasceu, através do olhar do artista.
A música produzida pelo próprio músico vem apenas com solos projetados na guitarra, sem vocal, e é um trabalho que relembra a época em que Ximbinha começou a carreira artística, quando foi reconhecido como excelente produtor musical, e tempos depois assinou grande parte das melodias de sucesso da banda Calypso, ganhando destaque no cenário nacional e internacional, resultando em premiações como o MTV, em 2008, na categoria “Guitarrista da Banda dos Sonhos”.
O lançamento traz em seu conceito uma grande homenagem à capital paraense, Belém, cidade em que Ximbinha reside desde a infância, e em novembro de 2025 será palco para a COP 30, (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). “Belém é um trabalho que eu posso dizer que nasceu com o propósito de unir o que mais amo, a guitarra, a música, a valorização da minha cultura (do Norte), e para isso, não poderia deixar de trazer minha amiga talentosíssima Bia Villa-Chan, que hoje é um dos maiores nomes do cenário feminino e amante da guitarrada”, comenta o artista. “Belém” já é considerada como uma verdadeira valorização cultural, o Norte será protagonista na faixa, mas ainda trazendo uma riqueza de elementos, a música contará com os famosos acordes de Bia Villa-Chan, que é uma referência feminina com a guitarra baiana.
A pernambucana é conhecida por levar em seu repertório a vasta riqueza da música brasileira com a guitarra, também sendo referência com a guitarrada, em seu setlist a cantora homenageia desde o MPB, até maracatu, ciranda, carimbó, merengue e mambo. “A guitarra é um instrumento versátil e que, quando tocada por uma mulher, pode ter um encantamento redobrado. Foi um prazer imenso estar ao lado do Ximbinha neste projeto, me sinto honrada em poder contribuir em uma canção tão especial quanto essa”, comenta Bia.
O lançamento de “Belém” marca a nova fase da carreira de Ximbinha. O artista já adiantou que em 2025 seguirá com o Ximbinha & Banda, mas em paralelo terá mais projetos como esse, associados com artistas de diferentes regiões do país, e trará a mistura da cultura nortista com outros gêneros.
Conheça: https://lujonetwork.lnk.to/Belem