Na segunda-feira, dia 23 de dezembro, a partir das 23h, o Canal Brasil exibe três novos episódios da segunda temporada de “Sobrepostas – Corpo e Desejo”, atração apresentada por Ana Cañas sobre sexualidade feminina que aborda temas relacionados ao prazer e à compreensão do próprio corpo. Criado e dirigido por Lívia Cheibub e Martina Sönksen, o programa recebe dez mulheres cis e trans para dialogarem sobre suas experiências e autoconhecimento. Glamour Garcia, Luiza Brasil e Isabel Dias participam dos próximos três episódios.
A escuta e acolhimento são a essência da narrativa do “Sobrepostas” e os próximos episódios refletem sobre os parâmetros e estigmas sociais e de gêneros que sempre foram impostas ao corpo exclusivamente feminino. “Eu consegui me conectar com o que realmente desejo, principalmente como eu desejo ser desejada. Acredito que existem muitos parâmetros estéticos, sociais e psicológicos que estão envolvidos em várias instâncias da minha vivência e da minha expressão. Ao mesmo tempo em que fui me destituindo desse corpo hierarquizado, ‘fetichizado’, escondido, consegui quebrar isso a partir do momento em que eu precisava entender o que desejava. Eu vivi muitas experiências de violência e de dor, mas esses momentos conseguiram filtrar o meu entendimento sobre a minha feminilidade e a minha existência”, relata Glamour Garcia, que viveu Britney em “A Dona do Pedaço”, da Globo e há um ano fez a cirurgia de redesignação sexual. Ela participa do quarto episódio.
Esse olhar para si com afeto e responsabilidade também é compartilhado pela jornalista e consultora de moda brasileira Luiza Brasil, no quinto episódio, sobretudo quando as expectativas e os desejos dos outros em relação à ela são acentuados. “Desde sempre, eu tive uma consciência racial muito forte, a qual ajudou a construir minha personalidade e a minha identidade. Muitas das vezes, na vivência racializada, há o atravessamento do ódio, porque você não se olha, não se aceita e não se ama. Que bom que, ao me olhar com esse afeto, me fez entrar na órbita de tudo o que fazia sentido na minha vida. Ao crescer, entendi que eu não fazia parte do senso de pertencimento imposto, e quando não fazemos parte é tão violento! Eu tive uma crise de identidade aos 28 anos, achava que tinha que me virar do avesso para, talvez, me adequar. Mas respirei e questionei: ‘se esse mundo não me abriga e não me acolhe, eu tenho que inventar um lugar dentro dessa história toda para que eu seja protagonista da minha história. Eu não posso me caber, pois se eu me limito, eu me reduzo.”
No sexto episódio, Ana Cañas conversa com Isabel Dias para refletir sobre a linha do tempo do desejo colocada para mulheres mais velhas. A escritora traz para perto do espectador sua experiência de vida e como os tabus sobre os desejos foram se transformando durante suas vivências. “Eu sou da época de uma geração em que o desejo, principalmente o feminino, era extremamente oculto e proibido. Então, a minha primeira relação com o desejo não foi de prazer, mas de pecado e de culpa. Demorei muito para descobrir o que era o desejo e acho que só agora, velha, eu realmente falo que agora é meu”, conta Isabel. Ela viveu com o mesmo homem durante 30 anos, mas afirma que, ao se tornar mais velha, foi descobrindo uma relação mais íntima para explorar sua própria sexualidade. “Eu acho que com a evolução do meu corpo e a minha saída das caixinhas, agora eu percebi que meu corpo me dá muito mais prazer do que quando eu estava lá atrás com o parceiro. Então, essa liberdade do prazer e da masturbação, eu fui tendo conforme eu ia ficando mais velha”.
“Sobrepostas – Corpo e Desejo” irá ao ar em formato de maratona nesta próxima segunda-feira, no dia 23 de dezembro, com os episódios 4 a 6, e no dia 30 de dezembro, com os últimos episódios (7 a 10), sempre às 23h.
Sobrepostas – Corpo e Desejo (2021) (10 x 15’) – Inédito
Direção: Lívia Cheibub e Martina Sönksen
Produção: Camilo Cavalcanti, Lívia Cheibub e Martina Sönksen
Apresentação: Ana Cañas
Classificação: 18 anos
Sinopse: Sobrepostas é um programa de escuta e acolhimento que busca abrir caminhos para uma sexualidade mais livre, criando um espaço de aprendizado, diversão e inspiração para quem assiste. Apresentado por Ana Cañas, Sobrepostas é uma homenagem à coragem de ser quem somos.
Horários:
Segunda, 23/12, às 23h – episódios 4 a 6
Segunda, 30/12, às 23h – episódios 7 a 10
Alternativo: Segundas, a partir de 6/01, às 23h – 1 episódio por semana