Foto: Rogério Alves
Apresentação para familiares e amigos aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), no Compaz Dom Helder Câmara, na Joana Bezerra. Desde maio, jovens em situação de vulnerabilidade social tiveram aulas de segunda a sexta-feira
Os aplausos marcaram a apresentação final dos alunos do Curso livre de Palhaçarias para Jovens, oferecido pela Escola Doutores da Alegria desde o mês de maio deste ano. Por conta da crise financeira que a associação Doutores da Alegria vêm enfrentando, as aulas foram encerradas um mês antes do previsto. A apresentação aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), no Compaz Dom Helder Câmara, na Joana Bezerra, mesmo local em que o curso foi realizado.
Frequentadores do Compaz, além de familiares e amigos dos jovens acompanharam a apresentação de um compilado de números circenses, como malabares, equilíbrio, acrobacias, perna de pau, além de música e esquetes de palhaçaria. Juliana de Almeida, mais conhecida nos hospitais como Dra. Baju, uma das professoras do curso, participou da apresentação. Depois do espetáculo, Dra. Baju entregou os diplomas aos alunos, que estavam muito felizes com a conquista.
“Este curso transformou a minha vida. É um lugar seguro para jovens como eu e me mostrou que está tudo bem você ser bobo, você errar, que o erro faz parte da tentativa. Eu me senti acolhido, respeitado e validado por todas as pessoas envolvidas. Quero muito ver outros jovens tendo essa oportunidade”, conta Petyson Leal, que escolheu como nome artístico, Ato, de 23 anos, morador do bairro da Boa Vista, região central do Recife.
Desde maio, 25 jovens em situação de vulnerabilidade social tiveram aulas de segunda a sexta-feira, totalizando 14 disciplinas, além de encontros com artistas e conversas temáticas. “Ainda que essa seja apenas a primeira etapa no percurso artístico desses jovens, é uma iniciação muito importante, que mostra como a arte pode ser fator de transformação social. Queremos muito que a crise que Doutores da Alegria enfrenta seja contornada e que tenhamos mais uma edição do curso no ano que vem”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria.
Os jovens que participaram do curso receberam um auxílio mensal de R$ 650 e tiveram suas trajetórias acompanhadas pela assistente social Aline Nascimento e pela assistente psicopedagógica Rosângela Coelho. Doutores da Alegria contou com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Compaz Dom Helder Câmara, que cedeu o espaço para a realização das aulas.
O Curso Livre de Palhaçarias para Jovens é uma realização da Escola Doutores da Alegria e não possui vínculo direto com o programa Palhaços nos hospitais.
Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 16 hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral, para jovens em situação de vulnerabilidade social e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, em São Paulo, e o Curso livre de Palhaçarias para Jovens, no Recife.
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.
Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para contribuir com a manutenção do trabalho, basta acessar o site www.doar.doutoresdaalegria.org.br/ajude.