A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura divulgou, na segunda-feira (04), dias, horários e locais das escutas da Política Nacional Lei Aldir Blanc II. Entre quarta (06) e sexta (08), os bairros de Cidade Tabajara, Peixinhos e Carmo irão receber as capacitações sobre os editais. Na segunda (11), ainda há um encontro online.

VEJA PROGRAMAÇÃO

– Quarta (06/11), às 19h, Escola Municipal Claudino Leal, Rua Potiguar S/N, Cidade Tabajara;
– Quinta (07/11), às 19h, Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças (GCASC), Av. Nacional, número 260, Peixinhos;
– Sexta (08/11), às 19h, Sede do Afoxé Alafin Oyó, Rua do Sol, número 284, Carmo;
– Segunda (11/11), às 19h, online, Ciclo de Formação Cultural PNAB Olinda 2024 – ONLINE (https://meet.google.com/epe-amve-pri)

São 174 projetos que serão contemplados, somando um investimento de R$ 2.442.863,00. A iniciativa irá beneficiar artistas, produtores culturais, coletivos, espaços, entidades e grupos culturais do município, que poderão escolher entre os cinco editais abertos.

Importância dos Editais para a Cultura de Olinda

Os editais da PNAB representam um marco para o setor cultural olindense, já que o município possui uma rica história e uma variedade de manifestações culturais. A cidade é conhecida mundialmente por seu Carnaval e pelo seu Sítio Histórico, que é Patrimônio da Humanidade, mas abriga também uma série de outras expressões culturais que vão desde o artesanato, o coco, o maracatu até a produção de audiovisual, todos pilares que compõem a identidade cultural da cidade.

Além de fomentar o desenvolvimento cultural, o incentivo financeiro também ajuda a consolidar a cultura como vetor econômico e social, proporcionando geração de renda para os trabalhadores da cultura, especialmente após os impactos profundos da pandemia.

Com o apoio a PNAB, Olinda reforça seu compromisso com o fortalecimento de uma cultura inclusiva e diversa, promovendo a democratização do acesso à cultura e o fortalecimento de práticas artísticas em suas múltiplas linguagens. Os editais buscam ainda uma sustentabilidade no setor, ao proporcionar que projetos inovadores e relevantes tenham a chance de se desenvolver e se perpetuar, enriquecendo o cenário cultural olindense.