O Pernambuco Centro de Convenções (Cecon) será palco de um agro mais conectado e tecnológico

A agricultura está mudando rapidamente devido às inovações tecnológicas. Em busca acompanhar essas transformações e se modernizar, a 31ª Agrinordeste, destaca essa evolução e oferece uma programação inovadora, que começa nesta quinta-feira (7) e vai até o domingo (10). A feira conta com oficinas e atividades focadas em tecnologia, como o uso de drones e óculos de realidade virtual (VR) no campo, reforçando como o setor pode crescer e se adaptar aos novos tempos.

Entre as inovações apresentadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) traz um estande especial com o uso de óculos de realidade virtual, onde os visitantes podem explorar de forma interativa ambientes como queijarias artesanais, ambientes da piscicultura  e conjuntos de colmeias, observando em detalhes o processo de produção do mel e a criação de peixes em ambientes controlados. Essa imersão digital permite que os participantes compreendam, em primeira mão, a rotina de produção de alimentos e os cuidados envolvidos em cada etapa, desde a colheita até a comercialização.

Já o uso de drones tem sido um dos grandes destaques das atrações da Arena Agrinordeste. São quatro dias de oficinas que demonstrarão como os drones são empregados no campo, auxiliando agricultores em tarefas de georreferenciamento, mapeamento de áreas, aplicação seletiva de insumos e monitoramento de lavouras. A programação aborda desde as técnicas de voo e manobras até a legislação específica para operadores de drones no campo, mostrará como a tecnologia pode melhorar a precisão das operações agrícolas, reduzir custos e otimizar o tempo de produção.

A Agrinordeste é organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), com patrocínio do Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Conselho Federal de Medicina Veterinária e Bayer, e apoio do Sebrae e do Sistema OCB/PE.