A estimativa da CDL Recife é que o comércio venda entre 5% e 10% mais este ano, em relação ao mesmo período de 2023
O comércio quer incrementar os negócios com o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), que também é feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A data movimenta alguns segmentos do setor como o de brinquedos, eletrônicos, vestuário e calçados. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Fred Leal, a estimativa é de que haja incremento entre 5% e 10% nas vendas deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, com a data.
Segundo ele, o Centro é a opção para quem quer variedade e economizar. “Há famílias com muitas crianças e para contemplar todos, e não comprometer o orçamento, a opção é pesquisar e buscar os presentes no Centro”, disse. Inclusive algumas lojas do bairro de São José estarão abertas no feriado”, reforça o representante do varejo recifense.
Comércio aberto
Diante do cenário otimista, os comerciantes do bairro de São José estão se mobilizando para abrir as lojas no dia 12 de outubro, especialmente as que são dos segmentos diretamente ligados ao público infantil. “Quem deixou para a última hora, pode aproveitar para comprar o presente das crianças no próprio sábado, quando as lojas no Centro estarão funcionando das 9h às 15h. Os shoppings também irão funcionar em horário especial”, completa Leal.
Pesquisa
O recifense vai comprar presente para a data, pretende ir ao Centro e destinar os mimos a filhos e sobrinhos. Itens de vestuário e brinquedos educativos estão na preferência da lista de compras. É o resultado de pesquisa do Núcleo de Inteligência de Mercado do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFafire). A sondagem foi feita com 776 moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR), entre 4 e 19 de setembro. A coleta foi realizada em diversos bairros como Derby, Boa Vista, Jaqueira, Tamarineira e Recife Antigo.
O estudo aponta que 48% dos entrevistados pretendem comprar presente no Dia das Crianças. Quanto ao valor, mais de 88% dos entrevistados devem desembolsar mais de R$50. Em relação ao local, 64% pretendem comprar em lojas físicas, com a maioria sinalizando lojas do centro do Recife. O restante (27,01%) deve ir a outras localidades e 22,38% em lojas virtuais.
#Confira abaixo como será o funcionamento de lojas do centro, de bairros e de shopping centers no dia 12, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil:
* Centro do Recife e bairros – Funcionamento facultativo – das 9h às 15h
Recife
Shopping Recife – das 12h às 21h
RioMar Recife – das 12h às 21h
Shopping Boa Vista – das das 11h às 19h
Shopping Tacaruna – das 12h às 21h
Plaza Shopping – das 12h às 21h
Shopping ETC – das 12h às 18h
Shopping de Afogados – das 9h às 19h
Olinda
Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h
Paulista
Paulista North Way Shopping – das 9h às 22h
Camaragibe
Camará Shopping – das 12h às 21h
Jaboatão
Shopping Guararapes – das 9 às 22h
Cabo de Santo Agostinho
Shopping Costa Dourada – das 9h às 22h
Igarassu
Shopping Igarassu – das 12h às 20h
Moreno
Recife Outlet – das 9h às 21h